Total de visualizações de página

sábado, 1 de agosto de 2009

Educação & Arte



Projetos e Artes

Olhar e criar,
Tudo está aí:
No dia-a-dia...
Observar?
Quando crianças; detalhes
Aprender tanto em tão pouco tempo.
Projetos?
Um olhar para:
Ensinar? Talvez
Aprender? Sempre!
Motivar , formar, acreditar, orientar, encaminhar...
formar ?
Leitores, escritores, artistas, cidadãos...Enfim:
PARA SEMPRE: Aprender olhar....,
ENSINAR?
Talvez!
CRIAR?
Sempre!
Susy 01/08/2009

Projeto COM


PROJETO: COM
A necessidade de leitura e escrita abordando os diferentes gêneros textuais cria a necessidade de um Projeto que atenda essas expectativas.
O aluno, na sala de aula, tem acesso aos diferentes textos, porém nem sempre é possível aprofundar melhor o conhecimento maior sobre cada um. Às vezes é muito importante o pai, a mãe, um irmão mais velho, uma tia, ou até mesmo um colega sentar junto com a criança e mostrar interesse por aquilo que o aluno está lendo, mostrando o interesse do adulto à criança, que por sua vez, é despertada para um desafio de ler e mostrar o que já sabe. A família pode se tornar uma forte aliada na Educação escolar quando abordada de forma não obrigatória, mas motivadora, ou seja, o material enviado para casa deve ser visto como um trabalho sério e ao mesmo tempo lúdico.
O objetivo maior é de incentivo à leitura individual e compartilhada, para que o aluno possa:
· Procurar letras conhecidas nas palavras;
· Conhecer a grafia das palavras;
· Prever o que está por vir com base nas informações explicitadas ou por suposições;
· Adivinhar pistas, dadas pelo próprio texto;
· Socializar o conhecimento que já tem...
É importante que os pais sejam orientados a:
· Lerem para seus filhos;
· Lerem COM seus filhos;
· Incentivarem a leitura individual, com conhecimento da história pra um pós diálogo;
· Incentivarem o registro escrito ou o desenho.
· Incentivarem o cuidado com os livros, como fonte de informação e diversão.


As Escolas Estaduais recebem mensalmente gibis e revistas: Recreio e Ciência Hoje. Material motivador para exploração da leitura.
O objetivo de incentivar a leitura em casa COM a família é levar a integração do aluno com a família nos diferentes conteúdos estudados em sala de aula e ser mais um instrumento de integração entre Escola e Família.
CONTEÚDOS:
Leitura e escrita de diferentes gêneros textuais.

PROCEDIMENTO:
O professor prepara uma pasta feita em E.V.A.(ou outro material resistente para suportar as idas e vindas de casa para escola e da escola para casa) confeccionadas em cores diferentes cada uma contendo um material de leitura (revista, jornal, gibi, etc.) e um caderno para possível registro.
A Pasta deve ser enviada para casa todos os dias, um aluno por dia, assim as experiências e registros poderão ser compartilhados por todos os alunos e famílias.

GIBI EM CASA

Uma pasta contendo um gibi, um caderno para registro, do aluno (por meio de escrita ou desenho),de algo que leu. No inicio do caderno deverá conter um texto esclarecedor de como deve ser realizado o trabalho, além é claro, das explicações, em sala de aula, aos alunos e esclarecimentos aos pais em reuniões pedagógicas. Os pais são sempre motivados a registrar como foi o trabalho com seu filho.




JORNAL EM CASA

A Pasta deverá conter um caderno para registro (a escolha do conteúdo a ser registrado fica a critério do aluno): reportagem, notícias, propaganda, futebol, tirinhas, etc.
O aluno pode recortar, colar no caderno como quiser. O assunto que foi recortado e colado será socializado com a classe por meio da leitura do professor ou mesmo do aluno.
No início do caderno as explicações:




REVISTA EM CASA

A Pasta dever conter um caderno para registro de algo que o aluno ler, e achar interessante, por meio de escrita e desenho.
, Objetivo: leitura e conhecimento das revistas.
Procedimento: colocar a disposição dos alunos as revistas, recebidas em sala de aula.
Motivar os alunos a descobrirem nas revistas:
· Propagandas
· Piadas
· Conhecimentos
· Correio
· Endereços – Sites, e-mails. Etc.
· Diversões,etc.


Texto para abertura do caderno:

DICIONÁRIO EM CASA

A Pasta contém um dicionário e um caderno para registro da palavra a ser procurada. O aluno deverá procurar a palavra pedida, pela professora, e registrar um ou mais significados.
A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia. Na devolução a palavra pesquisada será lida pela professora ou pelo próprio aluno.










RECEITA EM CASA

A pasta deverá conter um caderno e um livro de receitas.
O aluno COM a ajuda dos pais deverá escrever uma receita de doce ou salgado. Poderá copiar ou colar os rótulos, calcular o valor gasto na receita, marcar o tempo necessário, etc.
O trabalho realizado será socializado para todos os alunos da sala.
A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia.
O caderno deverá possuir informações:

· Influência da alimentação na saúde.
· Conseqüência da boa alimentação:
· Regras práticas para elaboração de cardápios
· Alimentação no período de gestação
· Pirâmide alimentar



Texto explicativo de abertura do caderno

MESTRES DAS ARTES

Uma pasta contendo um caderno de desenho e um livro com a vida e obra de um artista plástico.
Em cada página do caderno deve ser registrado o nome do artista e do aluno.
A leitura da história da vida do artista escolhido é feito em sala de aula, e apresentada gravuras das obras realizadas pelo artista.
Em casa o aluno escolhe uma das obras do artista e registra do seu jeito na página do caderno. A família participa lendo COM o aluno e conhecendo um pouco mais sobre a vida e obra do artista em estudo.

ERA UMA VEZ
A pasta deve conter um caderno de desenho e um livro de literatura infantil. Em cada página deve ser escrito o nome de um aluno. O aluno irá ler o livro, preencher o que é pedido e desenhar sobre o que leu.





Texto explicativo para abertura do caderno:



LITERATURA EM CASA

Objetivos:
· Desenvolver a leitura e conhecimento das mais variadas obras e seus autores.
· Expressar os sentimentos durante e após a leitura.
· Questionar assuntos polêmicos ou não diante de posições crítica.
· Desenvolver a imaginação.
· Socializar a leitura com a família e com todos os alunos por meio da leitura dos registros e relatos.
· Promover condições para que a criança tenha o livro em casa pra que possa: procurar letras conhecidas, fazer seleção das diferentes grafias das letras, prever o que está por vir, buscar pistas no próprio textos do que se lê,verificar as especulações realizadas.

Desenvolvimento:
· Criar uma pasta de narrações criativas dos textos lidos, seguindo algumas sugestões:
O aluno deverá escrever ou desenhar uma parte da história que mais chamou a atenção;
Sugerir à família um relato da experiência de leitura feita com o filho
Discutir em classe o registro feito pelo aluno
Leitura do relato feito pela família
A Pasta deve conter um caderno e um livro de literatura infantil.
Em cada página é escrito o nome de um aluno e colocado algumas perguntas para que o aluno responda.




Texto de abertura do caderno.


CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTO:

COM O LÁPIS NA MÃO




O Projeto COM não se trata só de leitura, mas de facilitar a tornar um aluno leitor/escritor.
Na segunda série o aluno começa a se descobrir como escritor espontâneo. O Projeto, COM O LÁPIS NA MÃO, surge da necessidade dessa característica de aluno escritor competente em que o erro seja uma janela para o conhecimento, visando a liberdade de expressão.
OBJETIVOS:
· Desenvolver a capacidade dos alunos nas produções espontânea e dirigidas;
· Levar a criança a repensar novas formas de organização já produzidas por eles,
· Levar a criança a observar as convenções criadas de organizações textuais: parágrafo, pontuação, ortografia, etc. por meio de reescritas.
· Estimular a criatividade;
· Desenvolver a linguagem oral e escrita;
· Ampliar experiências;
· Desenvolver habilidades de escrita e observação;
· Favorecer a formação de leitores e escritores competentes;
· Conhecer, pesquisar e vivenciar a escrita de diferentes gêneros textuais também COM sua família.


CONTEÚDOS

Produções de textos de diferentes gêneros:
· Texto descritivo;
· Regras de uma brincadeira;
· História em quadrinhos;
· Contos e histórias;
· Textos de pesquisa;
· Atualidades. ( REVISTA E JORNAL);
· Relato de experiências
· Bilhetes;
· Cartas;
· Cartão;
· Textos não comuns: bula de remédio, conta de luz, garantia de um produto, nota fiscal, manual de uma mercadoria, receita médica, etc.

PROCEDIMENTOS

· Produções de textos observando e reproduzindo cartões, cartas, bilhetes, histórias em quadrinhos, reprodução de fabulas, narração em partes, descrição, seqüências, informativos, relatos de experiências, anedotas, texto de memórias...
· Produções de textos a partir de situações imaginárias combinando novas idéias representadas por expressões, termos, frases, sinais num determinado espaço de tempo em local apropriado: sala de aula, refeitório, biblioteca.
· Produções narrativas, coletivas em que o professor é o escriba, em agrupamentos, individuais sendo que depois aconteça a reescrita com correções e intervenções do professor.
· Produções em grupo usando uma gravura como tema gerador.
· Produção coletiva em que o professor inicia e cada aluno continua, passando por todos em que cada um escreve parte da história.
· Produções individuais e ou agrupamentos por meio de títulos de caráter motivador:
1. E se de repente...
2. Eu estava numa enorme floresta quando encontrei...
3. Minha mãe mandou-me ao supermercado e no caminho...
4. Uma brincadeira inesquecível...
5. Um lugar que adoro visitar: jardins, teatros, igreja, zoológicos...
6. Um dia no restaurante...
7. Certo dia contei uma piada...
8. Tive a idéia de assistir um filme...
9. Não sei quanto tempo vai demorar, mas ainda quero ir...
10. Dez coisas que quero fazer na minha vida...
11. Meu maior desejo é...
12. Meu livro preferido é...
13. O meu maior sonho é passar um fim de semana... com...
14. Tenho uma lembrança favorita, quando...
15. Leitura de gravuras. Etc.

AVALIAÇÃO

A avaliação acompanhará todo o processo avaliando competências com intervenções do professor na identificação de erros, inadequações em relação ao que se espera do aluno, explicitando aspectos que deve ser melhorado.
Edição – revisão e reescrita fazendo com que o aluno reflita e aprenda sobre o erro cometido.
Correção pelo próprio autor, melhorando o texto escrito a partir do conhecimento que já possuem.
Correção por meio de trocas de textos com os colegas de classe.
O objetivo das correções é conduzir o aluno a enriquecer seu conhecimento e aperfeiçoar a aprendizagem aprendendo a resolver seus problemas.

PRODUTO FINAL

Produção de um caderno de textos e pastas com cadernos de textos para ser produzidos pelo aluno junto com a família. Sendo que cada pasta deverá ir para casa de um aluno por dia. Em sistema de rodízio.

PASTAS: CASA/ESCOLA
DESCRIÇÃO

Uma pasta contendo um caderno e um livro para pesquisa.
No caderno o aluno deverá preencher os espaços respondendo algumas perguntas sobre o assunto a ser descrito, iniciamos com animais, e depois a criança deverá descrever um brinquedo, um lugar, uma pessoa etc.

Texto explicativo no inicio do caderno:



Atividades realizadas no caderno.








BRINCADEIRAS

Uma pasta contendo um caderno para registro.
O aluno deverá registrar com escrita e desenho uma brincadeira que gosta ou que sua família ensinou a ele.





Registro:
“Os pais acompanham com alegria, pois quando o aluno chega em casa com a pasta, todos já sabem que tem atividades do Projeto, além da lição de casa. Tem sido gratificante trabalhar dessa forma, contando com a participação dos pais de forma aceitável e agradável para todos, professor, alunos e família. Muitos escrevem agradecendo e observam o desenvolvimento da aprendizagem dos filhos e o envolvimento com os diferentes gêneros textuais, além da responsabilidade na realização das atividades, pois serão lidas por toda sala de aula e expostas em painéis, blog, cartazes, enfim valorizada enquanto trabalho do aluno.”
Professora Susy

Projeto COM - Era uma vez...



O Projeto Com iniciou com o Projeto Era uma vez. Pois o sucesso do fez ampliar a forma de acreditar na participação da família no processo de ensino aprendizagem em parceria com o professor na sala de aula.
O Projeto ERA UMA VEZ é de autoria da Professora e mantenedora Malu da Escola Lourival Lisboa.
Eu, professora da escola no ano 2008, apliquei o Projeto na minha sala de aula na e observei que havia muito interesse das crianças e participação dos pais, então levei a idéia para minha sala de aula na escola estadual e por fim ampliei com a criação do Projeto COM, inserindo assim este projeto também.


Era uma vez... é composto de uma pasta, um caderno de registro e um livro de literatura infantil de escolha do aluno.


CADERNO:

Este caderno tem o objetivo de incentivo à leitura individual e compartilhada, para que o aluno possa:
· Procurar letras conhecidas nas palavras;
· Conhecer a grafia das palavras;
· Prever o que está por vir com base nas informações explicitadas ou por suposições;
· Adivinhar pistas, dadas pelo próprio texto;
· Socializar o conhecimento que já tem...
É importante que:
· Leiam para seus filhos;
· Leiam COM seus filhos;
· Incentivem a leitura individual, com conhecimento da história pra um pós dialogo;
· Incentivem o registro escrito ou o desenho.
· Incentivem o cuidado com os livros, como fonte de informação e diversão.






















































Projeto COM - Literatura em casa



O Projeto literatura em casa cria as condições de acesso ao livro de literatura infantil na casa do aluno para que ele possa ler interagir com o livro, juntamente com a família. A participação da leitura com a família promove uma viagem por meio das histórias e cria uma ambiente favorável para o relacionamento entre os pais e filhos, além é claro de promover o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem do aluno.
Um aluno por dia leva para casa uma pasta contendo um livro (escolhido por ele) de literatura infantil e um caderno de registro. A Atividade também promove a busca pelo autor, ilustrador, editora. .



CADERNO:
PROJETO:

LITERATURA EM CASA

Este caderno tem o objetivo de incentivar a leitura em casa COM a família.

A Pasta contém um caderno para registro da história lida, em que na primeira página o aluno poderá registrar algo sobre a história lida por meio de escrita e desenho, e, no verso, uma pessoa da família poderá registrar como foi a experiência de ler o livro juntamente com a criança.

A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia, assim as experiências e registros poderão ser compartilhados por todos os alunos e famílias.



Hora da leitura

Título: ______

Autor(a): _______

Ilustrações : ______

Editora: ________




Qual parte da história que você mais gostou?

Qual o nome do(a) personagem principal dessa história?




DESENHE







Relatos dos pais

A experiência de leitura com minha filha Thainá foi muito interessante, educativa e amigável, eu e minha filha ficamos mais juntas e percebi como ela evoluiu na leitura e na escrita. ( Mãe da Thainá)

A Maria Eduarda adora histórias infantis. Nós duas fizemos uma grande viagem no mundo infantil. Incentivo às crianças, a pratica, o habito da leitura é um grande passo para melhorar a nossa educação. Parabéns pelo Projeto (mãe da Maria Eduarda)

Foi bom compartilhar um pouquinho do meu tempo com ela, foi legal, diferente e foi muito bom saber que minha filha gosta de ouvir histórias. Maria (mãe da Beatriz)
Eu gostei muito do Projeto Leitura em casa. Eu ea Thaina lemos a história e gostamos bastante e interagimos muito.
Fico muito grata por você ter feito esse projeto para os alunos é muito bom também para unir pais e seus filhos. Desse jeito dá para saber se a criança consegue interagir com a leitura não só em casa, mas como em sala de aula. Obrigado ( mãe da Thaina)
Estou gostando da iniciativa de praticar essas aulas de leitura com minha filha. A Marcele adorou ( Valdice – pai da Marcele)
Acho interessante o Projeto de leitura em casa. Além de incentivar as crianças a lerem elas acabam se interessando pelo desenho, as ilustrações... Naildes (mãe do Breno)







sexta-feira, 31 de julho de 2009

Projeto COM O LÁPIS NA MÃO - Produção de Texto

Iniciamos a produção de texto de forma mais sistematica quando começamos a descrever alguns personagens e assim surgiu a necessidade de de usar mais o texto descritivo.
Iniciamos com a história da Branca de neve e os sete anões
Leia a história da
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕEZINHOS











Branca de neve era uma menina que possuía:
A pele branca como a neve, os lábios vermelhos como sangue e seu cabelo preto e brilhante como as asas de um corvo. Ela era alegre, bondosa e muito bonita que provocava sentimento de inveja em sua madrasta.

Agora faça a descrição da madrasta de Branca de Neve

Logo em seguida começamos a estudar os lugares em que Branca de neve passava e assim fomos fazendo a descrição de um lugar

DESCRIÇÃO DE UM LUGAR

Quando pensamos em descrever um lugar, devemos estar atentos e observar todos os detalhes, para que o leitor possa ter um retrato exato do lugar mesmo sem ter visto antes.
Vamos dar um passeio na rua defronte a escola e observar os seguintes detalhes:
· Largura, comprimento:
· Número da escola, do lado ímpar ou do lado par;
· Tipo de construções;(casas térreas, edifícios, etc)
· Arborização: (árvores, plantas, etc)
· Movimentação de pessoas e carros:
· Conservação das calçadas e do asfalto:
· Placas de sinalização:
· Significado e origem do nome da rua:
· Outras observações.

E o assunto não termina por isso a brincadeira continua:

DESCRIÇÃO DE UM BRINQUEDO

Recorte e cole uma gravura de um brinquedo e faça a descrição

Nome;
Material de que é feito;
Como ele é;
Cores;
Forma;
Tamanho;
Você já brincou com igual?
Onde?
Quando?
Com quem?


DESCRIÇÃO DE UM LUGAR IMAGINÁVEL

Imagine que você está sentado na parte mais alta de uma árvore.
· Descreva; o que você vê? O que você ouve? Que cheiros você sente?
Que cores você vê? O que existe perto de você? E longe?


DESCRIÇÃO DE UM ANIMAL

Os animais são diferentes uns dos outros. Vamos observar o desenho e, seguindo o roteiro, vamos descrevê-lo.

Como ele é?


Seu corpo;


Sua cabeça;

Suas patas;
Suas cores;

Seu habitat natural? (Onde “mora”)

Quais são os seus alimentos prediletos?


Quem são seus inimigos e seus amigos?


Pojeto COM - Jornal em casa





Este gênero literário é apreciado pelos alunos em sala de aula uma vez por semana, dia em que lemos e descobrimos como é formado um jornal: Manchetes, cadernos, encartes, noticias, etc.
Em cada leitura destacamos o assunto de atualidade que, na maioria das vezes, já é do conhecimento do aluno por meio de outros meios de comunicação. Na roda de conversa os alunos expõem suas opiniões e conhecimentos sobre o assunto.
O mesmo jornal vai para casa diariamente, cada dia um aluno leva a pasta contendo um jornal e um caderno para registro.


CADERNO:
O caderno tem o objetivo de incentivar a leitura em casa COM a família.

A Pasta contém um caderno para registro da criança sobre o assunto que ela achar mais interessante (reportagem, noticias, propaganda, futebol, tirinhas, etc).
O aluno pode recortar, colar no caderno como quiser.







Pojeto COM - Receita em casa


Esta pasta do Projeto COM visa oferecer mais um gênero litrario para o aluno, juntamente com sua família, possa ler, obter infomrações, calcular, etc.

A Pasta é enviada para casa com um caderno para registro e um livro de receitas. O aluno deve registrar uma receita, e também pode calcular o custo, o tempo gasto para realizar o prato, o numero de porções etc.

O caderno contém informações nutricionais que foram trabalhadas em sala de aula e que o texto informativo pode ser lido com a família.

CADERNO:


PROJETO: COM

RECEITA EM CASA

Este caderno tem o objetivo de incentivar a leitura e a escrita de receitas em casa COM a família.

O aluno COM a ajuda dos pais deverá escrever uma receita de doce ou salgado. Poderá copiar ou colar os rótulos, calcular o valor gasto na receita, marcar o tempo necessário, etc.

O trabalho realizado será socializado para todos os alunos da sala.

A Pasta será enviada para casa todos os dias, um aluno por dia.


Influência da alimentação na saúde.

Conseqüência da boa alimentação:
· Boa aparência
· Pele rosada
· Unhas,dentes,cabelos e olhos saudáveis
· Resistência à doenças
· Vida mais longa
· Bom rendimento escolar e no trabalho
· Maior disposição
· Filhos forte, etc.

Grupos básicos de alimentos
Grupo do leite: pertencem a esse grupo os queijos, coalhadas, yogurtes, requeijão, leite condensado, etc.
São ricos em proteínas e cálcio, fósforo e vitaminas A, D e complexo B. Servem para dar crescimento e a formação de ossos e dentes.
Quantidades diárias recomendadas:
Crianças com menos de 9 anos= 2 a 3 copos
Crianças entre 9 e 12 anos= 3 copos ou mais
Adolescentes 12 aos 18 anos= 4 copos ou mais
Gestantes = 3 copos ou mais
Mulheres que amamentam = 4 copos ou mais
Adultos = 2 copos ou mais

Grupo das carnes: pertencem a este grupo carnes de todos os tipos, peixes, ovos, miúdos, feijões (leguminosas) lingüiças, mortadela e salame, etc.
São ricos em proteínas, ferro fósforo, vitaminas A e complexo B e servem principalmente para construir ( dar crescimento e reconstruir o nosso corpo), ou seja, são construtores e reconstrutores principalmente do sangue, órgão e músculos. Previnem e combatem a anemia. Regulam o sistema nervoso, apetite, digestão, crescimento etc.
Numero de porções diárias recomendadas: 2 ou mais porções
1 porção é = 1 bife pequeno, 1 pedaço de frango, 2 almôndegas, 1 peixe pequeno, 1 xícara de feijão ou ervilha, 2 ovos.
Reconhecimento:
Carnes: cheiro agradável, consistência firme.
Fígado: pele lisa e fácil de fritar
Miolo: branco acinzentado e a pelo difícil de retirar
Frango: rosado e firme.
Amaciamento das carnes:
Gotas de leite de mamão: 4 gotas para cada quilo de carne. Suco de abacaxi. Gordura: tocinho
Ovos Função construtora: nutrientes principais
Proteínas, Sais minerais, ferro, fósforo, cálcio, Vitamina A, complexo B
O ovo é um alimento antianêmico, na gema fica a parte mais rica sendo que a clara também é fonte de proteínas.
Quantidade necessária: 4 a 5 por semana
Leguminosas: são grãos que nascem dentro de vagens: ervilhas, feijão, amendoim, grão de bico, soja, e lentilha. São ricos em proteínas, amido, ferro, gordura, vitaminas do complexo B, celulose. Sua função principal é a de construção e reconstrução e são energéticos
Grupo das hortaliças e frutas: pertencem a este grupo: hortaliças ( tomate, berinjela, abobrinha, cenoura, couve, alface, etc.) frutas ( mamão, banana, abacate, melancia, goiaba, laranja, limai, etc.) São ricos em vitaminas e sais minerais. Servem para o bom funcionamento de vários órgãos do nosso corpo ( olhos, coração, intestinos, etc.) entram na formação de líquidos do nosso corpo e ajudam no aproveitamento de alimentos de outros grupos e servem para formação de ossos e sangue.
Atenção:o calor, o ar, a luz e a água diminuem a quantidade de vitaminas e minerais. Por isso observe os seguintes cuidados no seu preparo:
· Lave folha por folha em água corrente;
· Nunca deixe na água, cortadas ou picadas;
· Cozinhe em pouca água, panela tampada ou no vapor.
· Aproveite a água do cozimento;
· Evite o uso de bicarbonato;
· Cozinhe com casca;
· Use faca inox;
· Sucos e salgados: prepare quase na hora de servir.
Grupo dos pães e cereais: pertencem a este grupo: arroz, massas (macarrão, polenta), farinha (de trigo, milho, etc.), pão, bolachas, etc. são ricos em hidratos de carbono. Servem para dar calor e energia ao nosso corpo.
Grupo adicional: pertencem a este grupo gorduras, açúcares, óleos e outros temperos. Servem para dar calor e energia ao nosso corpo.


Regras práticas para elaboração de cardápios
1. Qualidade: o cardápio deve conter um alimento de cada grupo
2. Quantidade: os alimentos devem estar presentes pelo monos na quantidade mínima.
3. Cor: Variar as cores, procurar incluir um vegetal amarelo forte ou verde escuro.
4. Textura: variar os tipos de preparos ( um suco e outro líquido, inteiro e outro picado. Etc.
5. Sabor: variar no que se refere aos alimentos ácidos, doces ou de gosto picantes.
6. Preparos: contrabalançar entre assados, cozidos, frituras e alimentos crus.
Alimentação no período de gestação
Três trimestres.
Primeiro trimestres: alteração fisiológicas mínimas, o feto cresce 1 grama por dia nos 3 meses iniciados.
Segundo e terceiro trimestre: as necessidades nutritivas aumentam 10% em relação ao primeiro.
Observações:
· Evitar o álcool e fumo;
· No 3º trimestre de gravidez reduzir o sal;
· O aumento de peso normal 8 a 11 quilos.Aumentar ingestão de leite e frutas.
PIRÂMIDE ALIMENTAR

REGISTRO

A pasta foi enviada para casa e os registros foram realizados ao longo do semestre. Um aluno por dia. Alguns fizeram registro do custo em Real para realizar a receita e também o tempo gasto, outros só registraram a receita