Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ESCOLA

Levar as crianças para sala de aula e apresentar a sala e os materiais que serão usados nas atividades: giz, papel, cola, tinta, jogos, sucatas, canetas, etc. Explicar a utilidade de cada coisa e que só serão usadas quando o professor orientar e que cada coisa tem o seu lugar.
Procure organizar a sala de aula com cartazes, armários com o material didático, brinquedos e jogos tudo arrumado em caixas ou gavetas. Não deixe jogos com peças pequenas, tintas ou material de ponta ao alcance das crianças.
Mostre a apostila que será usada durante o ano.
Primeira atividade:
Conversar sobre semelhanças e diferenças que temos uns com os outros para uma maior identificação.
Linha: movimentos com as mãos conversar sobre quem somos, nascemos, crescemos. Procurar uma história que ilustre a conversa ou apenas gravuras, mostrando semelhanças e diferenças.
Colocar papel no chão deitar a criança no papel e contornar seu corpo – percepção global- , depois deixar que pintem livremente sobre o contorno com giz de cera e expor na sala para que carimbem as mãos e os pés quando trabalhar este tema. Colar lã nos cabelos, carimbar as mãos no local certo e os pés também. Colar olhos, boca e nariz recortado de revistas.
Expor na sala de aula por alguns dias, depois as crianças poderão levar para casa.

Depois introduzir o tema: Escola.
Levar as crianças para um passeio por toda escola.

Giz colorido e papel de rolo (um papel grande esticado no chão) para pintura e desenho livre em conjunto.
Faça uma moldura no trabalho dos alunos e cole em um mural.
Nesta fase é interessante que em algumas páginas da apostila sejam coladas fotos da criança. Nesta primeira página pode colar uma foto da sala de aula da criança, ou da frente da Escola com a criança de uniforme e lancheira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário