O ALFABETO
Ler o alfabeto
Cantar, copiar, desenhar, classificar, separar em vogais e consoantes. Mostrar a utilidade da ordem alfabética (listas telefônicas, dicionários, agendas, lista de alunos, etc.). Exposições com objetos cujo nome comece com a mesma letra. Colar gravuras diante das letras estudadas. Escrita dos nomes dos alunos com a letra inicial estudada.
Troca de letras nas palavras
Camelo – cabelo
Pato – mato
Roma – roda
Moeda – moela
Colocar os nomes nos lugares certos indicados pelas letras
Jogos
Bingos,ditado colorido (pinte de azul a letra...)
Caça ao tesouro, ETC.
Educação & Arte FORMAR, LER, ENSINAR, ESCREVER, ACREDITAR, APRENDER, FALAR, VIVER, MOSTRAR, ENTENDER, DEMONSTRAR, SER, ABORDAR, FAZER, IMAGINAR, CRER, PINTAR... VER... ENFIM... OLHAR... CRIAR... É UM POUCO DE TUDO E UM POUCO DO NADA QUE NASCEM EDUCADORES, ARTISTAS, ALUNOS, PROFESSORES, CRITICOS, OBSERVADORES...
Total de visualizações de página
sexta-feira, 12 de março de 2010
ATIVIDADES COM NOME PRÓPRIO
TRABALHAR COM O PROPRIO NOME.
O nome escrito é a própria criança representa sua identidade.
O nome próprio é a forma escrita estável, mais significativa com a qual a criança entra em contato.
Os crachás com nomes das crianças, além da função identificadora facilita o reconhecimento das letras, silabas,etc.
Ler os nomes. Conduzir a criança a procurar seu nome. Pedir que uma criança entregue os crachás. Mostrar os crachás e deixar o dono pegar sem falar. Colocar os crachás errados para que os alunos descubram e troquem. Competição entre grupos de alunos pra ver qual grupo pega primeiro seus nomes. Equipes diferentes entregam um determinado número de crachás.
Sugestões:
• Jogo de memória, bingo de nomes...
• Álbum da classe:
• Recortar e colar o próprio nome;
• Recortar e colar o nome de três amigos;
• Desenhar
• Colocar o nome de três meninas
• Colocar o nome de três meninos
• Desenhar
• Recortar e colar o nome maior
• O menor
• Nomes que começam e ou terminam com...
• Pitar a letra cantada pelo professor
• Contar e marcar o numero de letras
• Reconhecer e pintar a letra inicial
• Descobrir a letra que falta
• Nomes fantasmas ( nomes com silabas trocadas para se colocado em ordem)quebra cabeças
O nome próprio é um modelo estável, que se refere ao próprio aluno.
A escrita dos nomes pr´prios é uma boa situação para trabalhar com modelos, uma vez que informa as letras, quantidade, variedade, posição e ordem, além de servir de ponto de referência para confrontar idéias das crianças com a realidade da escrita convencional.
Escreva seu nome:
_____________
PESQUISE EM JORNAIS OU REVISTAS AS LETRAS DE QUE VOCÊ PRECISA PARA FORMAR SEU NOME. RECORTE E COLE-AS.
CIRCULE AS LETRAS DO SEU NOME.
A B C D E F G
H I J K L M N
O P Q R S T U
W V X Y Z
QUANTAS CONSOANTES TÊM SEU NOME?
ALGUMAS DELAS SE REPETEM?
QUANTAS VOGAIS TÊM SEU NOME?
ALGUMA VOGAL SE REPETIU? QUAL?
ESCREVA SEU NOME:
RECORTE DE REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS QUE TENHAM O MESMO NÚMERO DE LETRAS QUE O SEU NOME
FORME CONJUNTOS, USANDO OS NOMES DE SEUS COLEGAS, DE ACORDO COM O NUMERAL INDICADO.
7: _________________
6: _________________
4 : _______________
8: _______________
ESCREVA,, NOMES DE COLEGAS DA SUA TURMA QUE COMECEM COM A LETRAS INDICADAS.
M: ________________
L: ________________
A: _______________
DIVIDA SUA TURMA EM DOIS TIMES
MENINAS X MENINOS
INVENTE UM SÍMBOLO PARA IDENTIFICAR CADA TIME:
MENINAS _______________________
MENINOS _______________________
AO LADO DE CADA SÍMBOLO, ESCREVA UM NOME PARA CADA TIME.
LISTA DOS NOMES:
MENINAS MENINOS
_________ ...
O nome escrito é a própria criança representa sua identidade.
O nome próprio é a forma escrita estável, mais significativa com a qual a criança entra em contato.
Os crachás com nomes das crianças, além da função identificadora facilita o reconhecimento das letras, silabas,etc.
Ler os nomes. Conduzir a criança a procurar seu nome. Pedir que uma criança entregue os crachás. Mostrar os crachás e deixar o dono pegar sem falar. Colocar os crachás errados para que os alunos descubram e troquem. Competição entre grupos de alunos pra ver qual grupo pega primeiro seus nomes. Equipes diferentes entregam um determinado número de crachás.
Sugestões:
• Jogo de memória, bingo de nomes...
• Álbum da classe:
• Recortar e colar o próprio nome;
• Recortar e colar o nome de três amigos;
• Desenhar
• Colocar o nome de três meninas
• Colocar o nome de três meninos
• Desenhar
• Recortar e colar o nome maior
• O menor
• Nomes que começam e ou terminam com...
• Pitar a letra cantada pelo professor
• Contar e marcar o numero de letras
• Reconhecer e pintar a letra inicial
• Descobrir a letra que falta
• Nomes fantasmas ( nomes com silabas trocadas para se colocado em ordem)quebra cabeças
O nome próprio é um modelo estável, que se refere ao próprio aluno.
A escrita dos nomes pr´prios é uma boa situação para trabalhar com modelos, uma vez que informa as letras, quantidade, variedade, posição e ordem, além de servir de ponto de referência para confrontar idéias das crianças com a realidade da escrita convencional.
Escreva seu nome:
_____________
PESQUISE EM JORNAIS OU REVISTAS AS LETRAS DE QUE VOCÊ PRECISA PARA FORMAR SEU NOME. RECORTE E COLE-AS.
CIRCULE AS LETRAS DO SEU NOME.
A B C D E F G
H I J K L M N
O P Q R S T U
W V X Y Z
QUANTAS CONSOANTES TÊM SEU NOME?
ALGUMAS DELAS SE REPETEM?
QUANTAS VOGAIS TÊM SEU NOME?
ALGUMA VOGAL SE REPETIU? QUAL?
ESCREVA SEU NOME:
RECORTE DE REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS QUE TENHAM O MESMO NÚMERO DE LETRAS QUE O SEU NOME
FORME CONJUNTOS, USANDO OS NOMES DE SEUS COLEGAS, DE ACORDO COM O NUMERAL INDICADO.
7: _________________
6: _________________
4 : _______________
8: _______________
ESCREVA,, NOMES DE COLEGAS DA SUA TURMA QUE COMECEM COM A LETRAS INDICADAS.
M: ________________
L: ________________
A: _______________
DIVIDA SUA TURMA EM DOIS TIMES
MENINAS X MENINOS
INVENTE UM SÍMBOLO PARA IDENTIFICAR CADA TIME:
MENINAS _______________________
MENINOS _______________________
AO LADO DE CADA SÍMBOLO, ESCREVA UM NOME PARA CADA TIME.
LISTA DOS NOMES:
MENINAS MENINOS
_________ ...
RECADINHO PARA OS PAIS DE INICIO DAS AULAS
MEU RECADINHO PARA O PAPAI E A MAMÃE
Estou começando mais um ano escolar. Uma nova série, nova professora... Por isso estou mandando este recadinho, com alguns lembretes que são muito importantes para minha vida escolar.
1. Perguntem-me o que fiz na escola. Mostrem um interesse sincero por tudo o que eu contar.
2. Não desanimem, se eu ainda não conseguir fazer alguma coisa; não caçoem dos meus enganos, mas valorizem o meu esforço.
3. Falem sempre da minha escola com carinho.
4. Sejam bondosos com minha professora; digam-lhe o que ela precisa saber a meu respeito, para compreender-me melhor.
5. Não falem dos meus problemas na minha frente.
6. Não joguem fora os meus trabalhos, eles são muito importantes.
7. Ajudem-me a ser pontual e mandem uma justificativa quando eu realmente precisar faltar, isto, ajuda a formar responsabilidade.
8. Não deixem de me apanhar na hora certa; se me sentir abandonado posso ficar com medo de voltar à escola.
9. Sempre que possível, esteja um de vocês dois em casa quando eu voltar; tenho coisas pra contar.
10. Deem-me um lugar para que possa guardar meu material, permitam que eu assuma minhas primeiras responsabilidades.
11. Procurem, com freqüência, minha escola para saber o que, e como eu estou aprendendo e o ambiente que me cerca nestas horas em que estou fora de casa.
12. Não se esqueçam de que o incentivo me fará crescer; digam-me sempre palavras de estímulo e apreciação. Críticas só as construtivas.
13. E, como último recadinho..., não façam comparações entre o meu progresso e o de meu irmão. Lembre-se de que sou um pequeno indivíduo com minhas próprias características.
Com muito amor!
Seu filho (a)_________________________
Estou começando mais um ano escolar. Uma nova série, nova professora... Por isso estou mandando este recadinho, com alguns lembretes que são muito importantes para minha vida escolar.
1. Perguntem-me o que fiz na escola. Mostrem um interesse sincero por tudo o que eu contar.
2. Não desanimem, se eu ainda não conseguir fazer alguma coisa; não caçoem dos meus enganos, mas valorizem o meu esforço.
3. Falem sempre da minha escola com carinho.
4. Sejam bondosos com minha professora; digam-lhe o que ela precisa saber a meu respeito, para compreender-me melhor.
5. Não falem dos meus problemas na minha frente.
6. Não joguem fora os meus trabalhos, eles são muito importantes.
7. Ajudem-me a ser pontual e mandem uma justificativa quando eu realmente precisar faltar, isto, ajuda a formar responsabilidade.
8. Não deixem de me apanhar na hora certa; se me sentir abandonado posso ficar com medo de voltar à escola.
9. Sempre que possível, esteja um de vocês dois em casa quando eu voltar; tenho coisas pra contar.
10. Deem-me um lugar para que possa guardar meu material, permitam que eu assuma minhas primeiras responsabilidades.
11. Procurem, com freqüência, minha escola para saber o que, e como eu estou aprendendo e o ambiente que me cerca nestas horas em que estou fora de casa.
12. Não se esqueçam de que o incentivo me fará crescer; digam-me sempre palavras de estímulo e apreciação. Críticas só as construtivas.
13. E, como último recadinho..., não façam comparações entre o meu progresso e o de meu irmão. Lembre-se de que sou um pequeno indivíduo com minhas próprias características.
Com muito amor!
Seu filho (a)_________________________
Assinar:
Postagens (Atom)