Total de visualizações de página

sábado, 26 de junho de 2010

PAINEL ZOOMANIA

ENQUANTO O PROJETO ALCANÇA SEUS OBJETIVOS DE LEITURA, ESCRITA E CONHECIMENTO SOBRE ALGUNS ANIMAIS O PAINEL É CONSTRUÍDO.

JUNHO

MÊS DE FESTA E ALEGRIA NAS ATIVIDADES E NAS APRESENTAÇÕES

FINAL DE TARDE

O SOL SE PÕE NO DIA 25/06/2010 MAIS UMA CONQUISTA


UM BALÃO NO CÉUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU


QUE PERIGO!!!!!!!


HORA DE IR PRA CASA!











LIBERDADE DE EXPRESSÃO

SÓ PRECISAMOS TER ESPAÇO E MATERIAL PARA DESENHO E OS ARTISTAS SURGEM!!!









2° ANO PROFESSORA FÁTIMA

ATIVIDADES COM RÓTULOS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA SALA DE AULA, POIS OS ALUNOS RELEMBRAM O QUE JÁ CONHECEM E COMPARAM COM O QUE ESTÁ APRENDENDO, ANTECIPANDO O CONHECIMENTO. A SABRINY, DEPOIS DE TER UMA AULA TODA VOLTADA PARA OS PAÍSES PARTICPANTES DA COPA DO MUNDO RESOLVEU, ESPONTANEAMENTE CONSTRUIR UM PLANETA SENSACIONAL!!!
E FICOU MUITO ORGULHOSA DO TRABALHO FEITO E EXPOSTO EM SALA DE AULA E MAIS FELIZ AINDA SABER QUE SERIA POSTADO NO BLOG

SÃO PAULO A NOSSA CIDADE MARAVILHOSA! E AS NOVIDADES QUE SURGEM DIA-A-DIA A GENTE FICA POR DENTRO.

terça-feira, 22 de junho de 2010

ATIVIDADE AVALIATIVA

E. E. DEP. HUGO LACORTE VITALE

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA - 1° ANO - 2010

NOME: _______________________________________________________________
DATA: __________/_______/_________

1. DITADO DE NÚMEROS



2. QUAIS SÃO OS VIZINHOS?



3. CALCULE COM OS RATINHOS



4. QUAIS OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO?



5. CALCULE COM A AJUDA DAS MÃOZINHAS

ATIVIDADE AVALIATIVA

E. E. DEP. HUGO LACORTE VITALE

NOME: ______________________________________________________________

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1° SÉRIE_____________ - 2010



1) LEIA A PARLENDA, CIRCULE TODAS AS PALAVRAS QUE TENHAM “C” E DEPOIS COPIE-AS:
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

2) DITADO:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) COMPLETE A CRUZADINHA ABAIXO. SE QUISER, CONSULTE O BANCO DE PALAVRAS:




4) REESCREVA A PARLENDA, TROCANDO AS FIGURAS POR SEUS NOMES:



5) ENCONTRE PALAVRAS DO TEXTO NO CAÇA-PALAVRAS ABAIXO




COMUNICAÇÃO

imagens retiradas do google






Quando nascemos, nos comunicamos com nossa mãe através do choro, para que ela não esqueça de nos alimentar. Começamos a falar a medida que crescemos e assim participamos dos meios de comunicação utilizado pelos adultos. Fazemos uma leitura do mundo que nos rodeia, por meio das gravuras, da televisão, dos ambientes que frequentamos, das histórias as que ouvimos, das músicas que ouvimos e tudo o mais que podemos ver, ouvir, sentir e aprender.


Quando entramos na escola, começamos a prender o código usado na escrita para melhor entendermos as mensagens escritas no mundo em que vivemos. Para que isso aconteça, passamos por vários anos escolares aprendendo e aperfeiçoando nossa capacidade de leitura, escrita e aquisição dos conhecimentos que a sociedade já produziu desde sua origem.





A linguagem que utilizamos para a comunicação é composta de uma mensagem que para ser transmitida necessita de um código (Língua). O código é composto de regras e signos que precisam ser conhecidos por todos que se utilizam do mesmo código.
Quando uma pessoa não conhece muito bem o código de uma mensagem, ela encontra dificuldade para entender a realidade da mensagem, ou seja, o que realmente aquela mensagem está transmitindo. Também encontra dificuldades ao emitir uma mensagem para outra pessoa.


As regras do nosso código de comunicação - a Língua Portuguesa- nós aprendemos na escola quando nos é ensinado a GRAMÁTICA. Sabendo, agora , da importância da Gramática no aprendizado escolar, vamos nos empenhar mais e ter um carinho especial pela GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA



EMISSOR ( Pessoa que emite a mensagem)



MENSAGEM ( código, signos e regras)



RECEPTOR (pessoa que recebe a mensagem)






" O SIGNIFICADO DAS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA."













O saber escolar é resultado da transformação do saber histórico e socialmente elaborado e acumulado em conhecimentos, habilidades, convenções, etc.


O conhecimento a ser transmitido na escola, vem sofrendo um rebaixamento na sua qualidade desde o surgimento da Escola Nova que se contrapõe à Escola Tradicional, propondo um ambiente favorável para livre desenvolvimento do educando, isso só se torna possível, devido as condições econômicas brasileiras, a uma pequena classe privilegiada, assim sendo, o conhecimento sofre uma queda na qualidade para as classes populares.

Esse descaso com a Educação das classes populares, acaba por causar a elaboração de conteúdos formais juntamente com uma grande micelânia metódica.


No ensino da Língua Portuguesa quando o professor opta pelo ensino da gramática é classificado como tradicional, porém a maioria dos professores ensinam a gramática de forma desvinculada com as atividades de leitura e de escrita, pois estuda-se as regras gramaticais por meio de exemplos soltos e sem sentido, simplesmente seguindo uma sequência de um livro didáctico com atividades gramaticais.



O objetivo da gramática histórica e socialmente construída, deve ser a condução do aluno ao pleno domínio da linguagem escrita para uma eficácia tanto na leitura como na escrita.



A gramática por ser composta de regras, não deve ser ensinada por meio de memorização, mas na utilização dentro da escrita e a percepção na leitura.










O aluno deve se apropriar das regras convencionais por meio da gramática, para uso constante e consciente delas na sua participação na sociedade e não somente memorizá-la. O aluno também deve ser conscientizado da necessidade da leitura e escrita para sua vida social.

O professor, para isto, deve trabalhar o significado do ensino da leitura e da escrita para a comunicação e para domínio das formas sociais de comunicação. As regras foram elaboradas no processo histórico e social, e que usamos para comunicação oral e escrita, pois fazem parte destas e não podem estar disvinculadas do ensino escolar.

ESPONTANIEDADE OU DOMINAÇÃO?:








Os conceitos aplicados na educação e retirados de teorias construtivistas, acabam por causar uma insegurança no professor ao ensinar as técnicas gramaticais e o seu significado no mundo da leitura e da aprendizagem em decorrência do uso da escrita.


A língua escrita é um fator atuante na vida do indivíduo, quer ele queira ou não sempre vai se deparar com ela. Um indivíduo esclarecido das técnicas utilizadas pela leitura e escrita terá consciência e segurança da sua utilização.


Desnvincular o ensino das técnicas gramaticais junto com seu significado do ensino da leitura e da escrita, é desvincular o indivíduo do processo histórico e social, e sua atuação na sociedade já construída para uma possível tansformação futura.


O ensino não deve estar baseado em uma atitude autoritária de imposição de conhecimentos, e nem mesmo numa atitude de " livre desempenho" em que o indivíduo terá que construir algo que já está construído por meio da história e da sociedade.


A espontaniedade existente na comunicação oral da criança deve ser comparável à espontaniedade na comunicação escrita, que só será possível se houver uma participação ativa do aluno frente a linguagem a ser dominada, tanto no significado das sua expressões escritas, como o uso consciente carregado do significado e do motivo pelo qual se utiliza de certas normas de escritas. Isso não ocorrerá se o indivíduo não for consciente destas normas, também não será possível uma plena espontaniedade com liberdade de expressão, mas ao contrário isto ocorrerá uma opressão dominante que o impedirá, por falta de conhecimento, historicamente e socialmente produzidos, de expressar-se livremente.

Outro ponto inibidor da liberdade de expressão na leitura e na escrita é a aquisição de boas notas, que muitas vezes por não consegui-las o aluno é massacrado por elas e o aperfeiçoamento da sua comunicação fica restringida. o professor dever ter muita sabedoria nas formas de avaliação no que diz respeito a Língua, para não limitar o aluno, mas desenvolver nele a capacidade de uma maior apropriação destas regras e de seu significado, para que este seja cada vez mais conduzido a um aperfeiçoamento na sua comunicação escrita, oral e visual.