Total de visualizações de página

sábado, 2 de outubro de 2010

NATUREZA

O segundo bimestre deve se iniciar com o tema: EXPRESSANDO AMOR!

A Natureza é repleta do amor.
Leve as crianças para um passeio a um lugar onde se possa observar a Natureza sem muitas construções humanas. Depois, em sala de aula, ou mesmo durante o passeio, peça para a criança desenhar.
SE OLHARMOS A NATUREZA,VEREMOS QUE TUDO É UMA MENSAGEM DE AMOR.
- DESENHE, COM CAPRICHO.


No segundo dia trabalhe a observação às aves, se possível que a criança tenha contato com diferentes tipos de aves, levante as diferentes características (corpo, tamanho, cores, cantos, etc.), entre as diferentes espécies, ressalte o canto dos passarinhos.

UM PASSARINHO QUE CANTA É LINDA MENSAGEM DE AMOR..
- PASSE COLA NO CORPO DO PASSARINHO E ESPALHE O
FUBÁ, DEPOIS ENFEITE AS FLORES COLANDO LANTEJOULAS.




















As flores são verdadeiras obras de arte, elas exalam perfume e possuem as mais variadas formas e tamanhos.
Neste dia o aluno pode levar uma flor para mamãe, uma para o papai, uma para a vovó, etc., colhida em algum jardim ou confeccionada pelo aluno usando material como sucata, cartolina,... contendo uma mensagem de amor.
Nas atividades da apostila o professor deverá proporcionar os materiais pedidos: palitos de sorvete ou de fósforo para formar o caule das flores, as crianças podem pintar antes de colarem na apostila, forminhas de brigadeiro abertas para formar as flores, as crianças podem colar no miolo, lantejoulas e giz de cera para desenharem as folhas próximo ao caule.


UMA FLORZINHA NO CAMPO É UMA MENSAGEM DE AMOR.
- COLE OS PALITOS PARA FORMAR OS CAULES E FORMINHAS DE BRIGADEIRO PARA FORMAR AS FLORES, NÃO ESQUEÇA DE DESENHAR AS FOLHAS.
PARABÉNS! VOCÊ CRIOU UM LINDO JARDIM!


BORBOLETA
A borboleta pode ser analisada em sala de aula, providencie uma borboleta para que as crianças possam ver de perto, caso não seja possível que elas possam observar por meio de gravuras.
Explicar sobre a metamorfose da borboleta, se possível mostrar por gravuras o nascimento por meio de ovos, depois o surgimento da lagarta, o tempo no casulo e a transformação em borboleta no tempo certo.

A BORBOLETA QUE VOA É LINDA MENSAGEM DE AMOR.
A BORBOLETA É ATRAÍDA ATÉ AS FLORES POR CAUSA DO PERFUME E AS CORES.
.
- PINTE A BORBOLETA COM O GIZÃO DE CERA.











O rio pode ser trabalhado com uma visita a um rio, ou um córrego em que a criança possa observar a correnteza e o fluir de água, porém na maioria das vezes as crianças observarão a sujeira na água. Deve ser trabalhada a necessidade de não jogar lixo nos rios, de se tomar água limpa e potável, os animais que necessitam dos rios para viverem e a extinção de animais devido à poluição.
O professor pode trabalhar vários conteúdos: água potável, desperdício de água quando usado de maneira incorreta, a vida mantida pela água: nas plantas, animais e pessoas.
O RIOZINHO QUE CORRE, SUSSURRA MENSAGEM DE AMOR.

DESENHE UM RIO E MUITOS PEIXINHOS

ONDAS

"As ondas que quebram na praia", pode ser trabalhado por meio de vídeos ou gravuras, ressaltar o sabor da água do mar e a quantidade de areia que formam as praias. Brincar de castelos de areia, caso a Escola não possua um tanque de areia, providenciar
areia sobre jornal para que as crianças possam brincar de preferência que esteja molhada. Caso a Escola esteja próximo à praia, levar a classe para a praia e explorar tudo o que puder, como a cor da areia, a quantidade de areia, as pedras, os pequenos animais que vivem na praia, etc.
AS ONDAS QUE QUEBRAM NA PRAIA SÃO LINDAS MENSAGENS DE AMOR.
VOCÊ JÁ FOI A PRAIA?
A ÁGUA É DOCE OU SALGADA?
EU GOSTO FAZER CASTELO NA AREIA ,E VOCÊ?

- COLE AREIA NA PRAIA.A ESTRELINHA NO CÉU QUE LINDA MENSAGEM DE AMOR!

- PINTE O PAPEL COM GUACHE AZUL E FAÇA UM CÉU BEM ESTRELADO COLANDO ESTRELAS QUE SUA PROFESSORA IRA RECORTAR NO PAPEL LAMINADO.

DESENHO

O amor é o foco deste tema.
Procurar uma história em que o tema principal seja o amor.
A atividade na apostila deve ser feita com colagem de grãos sendo que os dedos devem cumprir a função de uma pinça para trabalhar a coordenação motora.
VOCÊ É UMA CRIANÇA FELIZ, E O SEU VIVER UMA MENSAGEM DE AMOR.

FAÇA UM DESENHO QUE EXPRESSE O AMOR

DESENHO

A abelha é um tema fascinante para se estudar é interessante que o professor seja conhecedor do trabalho das abelhas para que possa passar para os alunos com uma eficácia maior. A abelha é atraída às flores para colher o néctar, material que irá levar para colméia e transformar em mel. O mel é um alimento riquíssimo em vitaminas e de fácil digestão atuando como regulador intestinal e outras funções no organismo humano. Levar um pouco de mel para sala de aula se possível mostrar um pedaço de favo de mel para que as crianças observem como é o interior de uma colméia, explicar que além do mel a abelha produz a geléia real, um excelente alimento para o ser humano para o cérebro e o organismo todo. Oferecer um pouco de mel para cada criança, fazer com que todas provem, deixar que expresse de forma verbal o sabor, mostrar que pode ser usado como ingrediente culinário e até para fazer remédios. Providenciar uma receita culinária para o uso do mel e realizar com as crianças, do mais simples ao mais complicado, ou seja, podendo ser um suco adoçado com mel, ou até fazer um pão de mel, depende das disposições da Escola e dos ingredientes possíveis. A criança, na aula de culinária deve participar o tempo todo, na leitura dos ingredientes que deve estar em um cartaz em letras grandes, de forma e maiúsculas feita pelo professor antes da aula, na medição do conteúdo a ser colocado, mexendo os ingredientes para mistura, untando assadeiras, só não deve se aproximar do fogo e do forno, mas pode servir aos alunos das outras salas, arrumando as mesas e servindo com amor.

USE O GIZÃO DE CERA AZUL PARA TRAÇAR O VÔO DA ABELHINHA.

PINTURA

- O peixinho deve ser apresentado à criança através de uma história, onde aparece um peixe será útil, O importante além da história é ressaltar que o peixe vive nas águas dos rios e mares e que serve de alimento. Levar para sala de aula várias formas de apresentar o peixe: gravuras, vídeos, jogos de quebra-cabeça formando um peixe e também um peixe para que as crianças provem, deve ser previamente feito em casa e levado para sala de aula para que todos provem, mostrando a necessidade de comer peixe, pois é rico em vitaminas. Providenciar um pequeno aquário para que as crianças possam visualizar diariamente durante um período observando a respiração, a alimentação e a necessidade de cuidados para que sobreviva.

PINTE O PEIXE COM TINTURA DE DEDO
.

COLAGEM

Leve as crianças a observarem a Natureza e ouvirem os seus sons, para isso a criança deve estar num ambiente natural onde não se ouça barulhos de carros e fábricas, mas perceber o som das águas do riacho, o canto dos pássaros, o vento, a chuva, etc.
O leão também produz um som, deixar que as crianças o imitem, mostrando que o leão é um animal selvagem, que é carnívoro, diferenciando-o do animal doméstico.
- COLE FIOS DE LÃ NA MINHA JUBA .

COLAGEM

A criança deve ser sempre estimulada a sorrir, o sorriso além de ministrar amor é um ato saudável para o corpo, pois é estimulante estar ao lado de uma pessoa que sorri sempre.
Trabalhar o conteúdo sobre os dentes,quando sorrimos mostramos os nossos dentes que usamos para que pudéssemos mastigar os alimentos que comemos, porém se não tivermos os cuidados necessários com nossos dentes estaremos correndo o risco de perde-los pois existem uns bichinhos que fazem pequenos buraquinhos em nossos dentes quando não os escovamos. Esses buraquinhos são chamados de cáries e sempre que temos uma cárie precisamos ir ao dentista para tratar porque o dente começa a doer muito.
Para cuidarmos dos dentes precisamos de alguns materiais como a Escova, o creme dental e não esquecer de usar o fio dental, pois existem alguns pedacinhos de alimentos que ficam entre os dentes e que a escova não alcança e para isso um pequeno pedaço de fio dental arranca a sujeiriinha acabando com as reservas de alimentos em nossa boca não deixando nada para os bichinhos da cárie. Esse bichinho gosta muito de açúcar, resto de bolacha, salgadinho e outros alimentos, sendo assim sempre que acabamos de comer precisamos escovar os dentes.

Repetir com as crianças todos os dias:

Quero escovar meus dentes todos os dias
Para não sofrer com dor, vou usar os meus amigos.
Que me ajudam com muito amor,
Cada dia escovar e não esquecer do fio dental usar até quando crescer
Não vou desistir dos meus dentinhos escovar
Eles vão estar sempre prontos a sorrir

Pedir aos pais que enviem para Escola escova, creme dental e fio dental e trabalhar a escovação na ESCOLA TODOS OS DIAS após as refeições.

O SORRISO É UM ATO DE AMOR
POR ISSO SORRIA SEMPRE, POIS UM CORAÇÃO ALEGRE É UM BOM REMÉDIO

- PINTE O CORAÇÃO DE VERMELHO DEPOIS COLE PAPÉIS COLORIDOS

DESENHO

Esta atividade pode somente ser trabalhado a coordenação motora, conversando que a chuva é uma mensagem de amor . Levar as crianças a observarem a chuva, por isso seria viável deixar esta atividade para um dia de chuva em que as crianças possam observar a chuva, ouvi-la e colher a água que cai usando pequenas vasilhas, mostrando que a chuva vem para molhar as plantas, encher os rios e os reservatórios de lençóis de água.

TUDO NA NATUREZA TEM UMA MISSÃO.
OUÇA O QUE VOU DIZER
SE A CHUVA NÃO CAIR, AS PLANTINHAS NÃO VÃO BROTAR.
SE O SOL NÃO BRILHAR A FLOR NÃO IRÁ DESABROCHAR
E A ABELHINHA NÃO TERÁ ONDE BUSCAR O NÉCTAR.

DESENHE

ALTO E BAIXO

A família é uma das maiores expressões de amor.
Conversar sobre família com as crianças: o pai, a mãe e os irmãos: um alto e um baixo, um gordo e um magro, um velho e um novo e assim por diante
Brincar de alto e baixo colocando objetos no alto e pedir que as crianças peguem, quando não conseguirem pedirem que verbalizem porque não conseguiram.
Levar uma fita métrica e encostar cada criança na parede, antes colar um papel em que possa desenhar na parede, marcar os pontos em que representa a altura de cada criança verbalizando quem é mais alto e quem é mais baixo. Levar para sala de aula um par de meias de bebê ou uma camisa ou uma calça, porém a mesma peça deve ser representada de uma pessoa adulta, mostrar às crianças e deixar que elas descubram as diferenças, trabalhando os conceitos de grande e pequeno, juntamente com alto e baixo.
DESENHE DUAS PESSOAS: UMA ALTA E OUTRA BAIXA

EXPERIÊNCIAS

conceitos de
VELHO E NOVO
Trabalhar os conceitos de objetos velhos e novos mostrando alguns exemplos, depois partir para diferença entre o velho e o novo devido à idade, mostrando que apesar da pessoa velha ter mais idade não deve ser apática à vida, mas deve sempre ter alegria em viver .Se possível um avô ou uma avó poderia ser convidado para esta aula para conversar com as contando histórias que viveram e exemplos de vitórias em suas vidas e depois tomarem um lanche juntos numa atmosfera de muito amor, a sala pode ser decorada com frases sobre o amor e fotos antigas pedidas anteriormente. Se caso for uma vovó, ela pode dar uma aula de culinária para as crianças e se for um vovô pode dar uma aula de alguma habilidade que possua, até ensinar barquinho de papel, pipa, etc. Na hora da brincadeira o vovô ou a vovó pode ensinar uma brincadeira da sua época de infância.
As crianças podem recebe-los com uma apresentação com músicas e um presente preparado por eles nos dias anteriores. Enfim este dia pode virar uma festa de muita alegria.

DESENHO

Trabalhar o conceito “entre” Criar vários exemplos em sala de aula colocando um boneco entre a mesa e a cadeira, um lápis entre a borracha e a régua, uma cadeira entre a mesa e o armário, uma criança entre e a mesa e a professora, etc.



FAÇA UM CÍRCULO EM VOLTA DA BOLA E DESENHE UMA REDE ENTRE OS DOIS.


DESENHO

Construímos um mundo cheio de amor....

Perguntar às crianças o que é uma construção, realizar um passeio para que as crianças possam observar a construção de uma casa, de um muro, de um prédio etc. Se possível conversar na obra visitada com um pedreiro para que explique como se faz um muro e que ele fale um pouco sobre a vida dele, se gosta do que faz, o que mais gosta de construir, qual foi a obra mais importante que já construiu, etc,

Na sala de aula colocar à disposição das crianças jogos de tijolinhos de madeira para que possam construir, caso a escola não possua providenciar sucata como: caixas de sapato encapadas, caixas de fósforo ou outro material que possa imitar o tijolo. As crianças devem construir em grupo usando a cola como argamassa e colocando os “tijolos” intercalados como um muro real, deixar o trabalho em exposição e escrever um cartaz explicando: “Estamos construindo um mundo cheio de amor” caso queira cada tijolo pode ter uma palavra (fé, paz, bondade, ,...) Entregar a ficha da apostila para criança para que desenhe o que construíram.


DESENHO


Inicie a aula cantando uma música que fale sobre o corpo humano.Mostrando as partes do corpo, a necessidade de cada parte, ...

Para completar o corpo, na apostila, a criança desenha o tronco e cola os palitos formando as pernas e os braços....


COMPLETE A GRAVURA FORMANDO TODO CORPO, COLE PALITOS DE FÓSFORO PARA FORMAR AS PERNAS E OS BRAÇOS

DESENHO

Trabalhar os conceitos de casa com as crianças, perguntar como é casa de cada um, mostrar por gravuras os diferentes tipos de moradias, como prédio, casa térrea, sobrado, palafita, casebre, oca, iglu, etc. Conversar sobre o que há de mais importante dentro de uma casa: o amor, a FAMÍLIA.Conversar anteriormente com a mãe de um aluno para que prepare um lanche para os alunos da classe e visitar a casa de um dos alunos neste dia, aum dia de cada semana, na casa de um aluno e até na casa, assim a turma receberá a visista em casa de todos os colegas.
Coloque as atividades nas mesas e peça que as crianças terminem o desenho da casa, pois só temos o telhado e precisamos fazer as paredes, janelas, portas, pessoas dentro e fora, plantas no jardim, etc, deixe que a criança crie o tempo todo.

CASA DE ALEGRIA QUE É O SEU LAR!

- TERMINE O DESENHO DA CASA E PINTE BEM BONITO COM COLA COLORIDA.

COLAGEM

“Caminhando eu vou e desejo ver, com paciência o amor crescer...”

Lembre-se sempre do tema: expressando amor, nesta atividade enfatize o amor na sala de aula com nossos colegas, na nossa casa,...

Deixe que a criança desenhe o caminho para ovelhinha e depois enfeite com lantejoulas, cola colorida, gliter, etc

CAMINHANDO EU VOU E DESEJO VER,

COM PACIÊNCIA O AMOR CRESCER.


- DESENHE O CAMINHO E DEPOIS COLE PAPEL COLORIDO.


COLAGEM


JOANINHA

Se possível leve uma joaninha verdadeira, dentro de um vidro, para sala de aula para que observem o tamanho, o formato, o tamanho das asas o vôo, etc.

Converse sobre este ser tão pequeno e com tantos detalhes, deixem que percebam o tamanho das bolinhas na joaninha verdadeira.

Entregue a atividade e mostre que a joaninha da ficha está ampliada para que possamos enfeita-la, entregue lantejoulas para que colem nas bolinhas.

Caso eles se interessem mais sobre o assunto dê uma folha em branco para que desenhem mais joaninhas, e contem uma história criando-a e o professor escreva a história na lousa. Para que todos possam ler juntamente com o professor que poderá ler as palavras mostrando com o dedo onde estão escritas e depois de ler várias vezes brincar de quem sabe onde está escrito a palavra joaninha, pedir para que a criança levante, e mostre no cartaz, caso erre, diga: Vamos tentar de novo... até que a criança acerte, sempre que acertar faça uma verdadeira festa, dê os parabéns diga que já está lendo e que vai aprender ainda muito mais, sempre trabalhe com o incentivo.


- COLE LANTEJOULAS NAS BOLINHAS DA JOANINHA


DESENHO

Mostrar várias gravuras de cães e perguntar quem tem cachorro em casa, indagar os nomes, perguntar o que eles comem. Onde dormem, quem dá o banho, quando tem que tomar vacinas, etc Lembrar conceitos de saúde e higiene com respeito aos cães, evitar que os cães fiquem dentro de casa, não deixar que comam nos pratos das pessoas, deve ter sua própria vasilha, não deixar sem banho durante muito tempo, quando estiver doente deve ser tratado para que a doença não prejudique o anima e ainda não passe para família e muito cuidado com cães que não conhecemos, pois podem estranhar e morder.aApesar do cão ser um animal doméstico, ele tem obediência ao seu dono, mas as pessoas que não são da casa dele, são estranhos e por isso ele pode morder para defender sua casa e seu dono.

Depois da atividade na apostila o aluno pode ser incentivado a escrever uma outra história em que ele falam e o professor escreve no cartaz.

ESTE CACHORRINHO É BEM ESPERTO!

-
DESENHE UM OSSO BEM GRANDE PARA O CÃOZINHO, DÊ UM NOME A ELE E EM CONJUNTO COM SUA CLASSE CRIE UMA HISTÓRIA, A SUA PROFESSORA IRÁ ESCREVER NO CARTAZ
.

COLAGEM

Leve as crianças para o pátio a procura de formigas, encontre um formigueiro e deixe que as crianças observem o trabalho delas, como trabalham em unidade, como carregam o alimento para o formigueiro, elas não possuem audição, mas possuem um olfato muito apurado que percebem a presença de estranhos. Caso não encontre um formigueiro deixe esta atividade para um dia em que se poderá observar, mas é importante que as crianças observem e vivenciem o trabalho das formigas para que possam conhecer e realizar as atividades com uma consciência maior sobre o que estão fazendo, caso seja impossível observar um formigueiro ao vivo, procure filmes ou gravuras que mostre o trabalho delas. Depois saia para colher folhas de árvores, deve ser folhas bem pequenas para que possam ser coladas na apostila sobre cada formiguinha.


COLE FOLHAS SOBRE AS FORMIGUINHAS AMIGAS E DESENHE MAIS

LEITURA/MATERNAL


3º bimestre – QUAL É O SEU NOME?

Antes de começar o tema, o professor deve trabalhar os materiais necessários na sala de aula juntamente com os alunos:
Cartaz de chamada: Elaborar de maneira criativa um cartaz que contenha os nomes dos alunos e que podem ser tirados e colocados dia a dia.

Cartaz do ajudante do dia: pode ser feito no mesmo cartaz de chamada identificando o aluno ajudante com um desenho que pode ser colocado ao lado do nome da criança.

Cartaz dos dias da semana: cada dia deve ser representado por uma mesma figura (flor, uma pata e seus patinhos, formas geométricas, desenhos de materiais escolares, etc) o professor recorta todos os sete desenhos iguais e escreve em cada um deles um dia da semana (segunda-feira, terça-feira,...) e em cada dia de aula, o dia da semana deverá ser identificado com um outro desenho sendo colocado sobre o desenho do dia, por exemplo: se forem flores representando os dias da semana, uma borboleta poderá ser colocada sobre a florzinha do dia e assim por diante.

Cartaz da rotina diária: Cartazes para identificar a rotina do dia, como a hora das atividades (cartaz com desenho de crianças desenhando); a hora do lanche (desenho de crianças comendo); hora da higiene bucal (cartaz de dentinhos limpos ou crianças escovando os dentes); hora do parque (desenho de crianças brincado); e assim por diante. Os cartazes da rotina devem ser feitos no tamanho de folha de sultite destacando por cores e desenhos uma atividade da outra.O professor deve colocá-los em um canto da sala e deixar um outro canto para colocá-los conforme as atividades forem sendo realizadas. Quando o professor falar que está na hora do lanche, por exemplo, o ajudante do dia deve pegar o cartaz e mudar de lugar demonstrando mais uma atividade realizada.
O Terceiro bimestre poderá começar com o tema: Qual é o seu nome?
Para um melhor entendimento o professor deve trabalhar com histórias, músicas e brincadeiras explorando o nome de animais, objetos, pessoas, cidades, carros, etc.
Brinque com as crianças perguntando se elas gostariam que o elefante se chamasse formiga e a formiga se chamasse girafa e assim por diante. Crie histórias em que possa brincar com absurdos, por exemplo: Um dia eu estava passeando num zoológico e vi um elefante tomando banho no banheiro das mulheres, depois veio o chefe do zoológico, que era uma grande girafa e mandou o elefante tomar banho na banheirinha do macaquinho porque a pulga queria usar o banheiro, mas o elefante deu uma gargalhada e disse: “A pulga não cabe neste banheiro, acho melhor ela fazer um belo de um regime”...
cante músicas que mencione animais


“As brincadeiras propostas neste planejamento, visam desenvolver: a concentração; o entendimento às regras; coordenação motora com vários movimentos propostos; uso correto da linguagem; ritmo; socialização; liberdade na expressão de sentimentos, emoções e pensamentos.
O movimento é uma linguagem da criança, pois ela pode se expressar e desenvolver seu equilíbrio no dinamismo das atividades, lateralidade ( direita e esquerda), conhecimento corporal, organização do tempo e do espaço, percepção de suas características e muito mais, por isso se torna fundamental trabalhar o movimento como conteúdo pedagógico nesta fase.”(SUSY)

Brincadeira: O professor “desenha” no ar (de preferência uma forma geométrica, ou um objeto simples). O aluno que está sentado ao seu lado direito deverá reproduzir e dizer o nome. O aluno, ou mesmo, o professor deve dar seqüência a brincadeira explorando o nome de diferentes “desenhos”.
O professor mostra várias figuras para que as crianças falem os nomes do que estão vendo; após a fala das crianças o professor mostra um cartão escrito com o nome das gravuras, cola ao lado da gravura, e vai colando num mural para lerem durante o tempo em que estudarem o tema, ou seja, todos os dias. O professor lê os primeiros dias, depois pede para que os alunos mostrem onde está escrita uma das palavras e pede para que o aluno se levante e mostre no mural.
Apostila: Entregue a apostila às crianças, e explique o conteúdo que vão estudar no terceiro bimestre. Depois, entregue o giz colorido (giz de lousa) e um pote contendo leite, água ou goma arábica para que molhem o giz no líquido e pintem a página de abertura.
Na próxima página escreva o nome da criança para que ela leia e se conseguir poderá reproduzir
Qual é o seu nome?

DOBRADURA

NOMES DE ANIMAIS:
Brincadeira: O elefantinho colorido
No pátio o professor espalha cartões, pedaços de tecidos potes, ou outros matérias nas diversas cores: amarelo, azul, vermelho, verde, laranja, roxo, preto, branco, etc, Propõe a brincadeira dizendo “Elefantinho colorido, um, dois e três” Os alunos devem perguntar: “ De que cor?” O professor diz uma cor e todos correm para buscar a cor pedida, quem encostar primeiro, comanda a brincadeira.
Trabalhe as características do elefante, ressalte as diferenças exitentes entre os animais p(grandes e pequenos, feios e bonitos, magros e gordos, altos e baixos...) conversar sobre o tamanho e trabalhar os conceitos de grande e pequeno com exemplos de outros animais e objetos, mostrar a gravura de um elefante. Trabalhe os conceitos de leve e pesado com objetos ressaltando o peso elevado do elefante. Faça uma dobradura do elefante e cole na apostila. Incentive a criação de uma história, para isso pegue um papel grande, cole na parede e inicie a história, escrevendo: “Era uma vez um lindo elefante” ... deixar que as crianças continuem a história, cada aluno criando uma frase, caso não consigam o professor deve acrescentar mais uma frase ou outra dando continuidade à criatividade dos alunos sempre explicando que as histórias devem ter começo, meio e fim. Depois de pronto leia para as crianças e deixe o texto exposto na sala durante a semana e sempre incentivando à leitura.
Recortar um quadrado de 13cm de lado. Seguir os passos para dobradura.

LEITURA DE RÓTULOS

    • Este projeto contempla uso da letra de forma maiúscula ( letra bastão), pois nos apoiamos na teoria que é a letra mais fácil para criança grafar, porém, todos os tipos de letras devem ser apresentadas à criança, a letra de forma maiúscula e minúscula existentes nos livros, a letra cursiva, a letra desenhada dos rótulos, propagandas, etc. O importante é a segurança do professor em ensinar o aluno, pois também existe a teoria de que a criança escreve com letra cursiva desde que aprende a pegar no lápis, pois seus desenhos ( sem a intenção de representação) não são realizados com segmentos de reta como a letra bastão, mas puramente cursiva,em que rabisca a linha, linha curva e depois fecha esta curva formando bolinhas, tendo a figura humana como favorita, e, representa a bolinha ao homem iniciando sua intenção de representação.. O professor,então, quebra este trajeto da criança quando apresenta e incentiva a escrita em letra bastão. Caso o professor opte pela letra cursiva a criança deve escrever desde o momento que entra na escola este tipo de letra, os cartazes devem ser escritos em cursiva, a apostila em letra cursiva etc. Não existe uma definição para a opção, o professor deve optar a letra que sente mais segurança. Quando a criança aprende em letra bastão, ao ter que passar para cursiva, na primeira série do Ensino Fundamental, não terá dificuldade se já souber o que está escrevendo, e a criança que aprendeu o tempo todo em letra cursiva será apenas uma continuidade desde que o ensino em pré-escola mesmo sendo ensinado o tempo todo a letra cursiva tenha sido apresenta a ela as várias formas de escrita existentes nos livros, para leitura. Existem casos de crianças com grandes dificuldades motoras que a melhor opção é a letra bastão”.(Susy)


    • Brincadeira: Minha tia chegou de ....(uma cidade ou um estado, ou qualquer outro lugar).

    Todos sentados no chão, em círculo, e o professor inicia: Minha tia chegou de Araraquara e me trouxe uma bola (ou qualquer outra coisa). O aluno da direita então dirá: Minha tia chegou de Araraquara e me trouxe uma bola e uma bicicleta. A brincadeira prossegue até que todos participem, sempre repetindo o que já foi falado e acrescentando algo.


    A partir deste ponto do projeto, o professor irá trabalhar com muita colagem de rótulos, porém deve sempre incentivar a leitura e escrita. Nesta fase escolar a leitura e escrita não são conteúdos para se cobrar da criança, mas estamos em uma pré-alfabetização e a motivação é fundamental para esta fase, por isso sempre que apresentar um produto à criança incentive, que após a colagem ela pode escrever o nome do produto, nunca corrija e diga que está errado, mas incentive a escrita. Nesta fase a criança está criando hipóteses de como se escreve e construindo a escrita, ela vai tentar copiar e criar a sua escrita de determinada palavra, o professor deve sempre elogiar a criança pela sua leitura e escrita. A leitura deve ser diária, leitura dos produtos, dos textos, das receitas, etc. O professor lê juntamente com a criança mostrando com o dedo as letras que está lendo e a criança repete e acompanha com os olhos, criando em sua mente as possibilidades de criação de letras, palavras e textos.

  • ROTULOS

  • Sentar todos no círculo e mostrar várias embalagens de produtos alimentícios. Mostre um de cada vez e pergunte para que a criança reconheça as embalagens e diga o nome, caso a criança não conheça, dizer os nomes e o conteúdo da embalagem. Conversar sobre a origem do produto, a matéria-prima (do que é feito), quem gosta do alimento, quem não gosta, ressaltar as qualidades nutricionais se é um bom alimento ou algo que prejudica devido aos conservantes existentes. Mostrar como o produto chega até nós, passando pela colheita da matéria prima, a industrialização, a embalagem, a venda para o comerciante e a compra pelo consumidor. Conversar sobre as pessoas que são envolvidas para produção e venda do produto: agricultor, funcionário da indústria e do mercado, motorista do caminhão para o transporte do produto, etc. Se possível ilustrar as explicações com gravuras ou organizar um passeio numa fábrica de produto alimentício. Mostrar os diferentes tipos de letras existentes nas embalagens, as formas de escritas diferentes. Elaborar um mural, colar os diferentes rótulos e embalagens e ler diariamente com as crianças.

    Cole rótulos de produtos alimentícios.

LEITURA DE RÓTULOS

Quando eu chegar em casa:

Todos sentados em círculo, o professor, inicia dizendo: “Quando eu chegar em casa eu vou” ... (completar com mímica), pede para que um aluno identifique a ação representada. O jogo continua envolvendo todas as crianças. Exemplos para mímica: pentear o cabelo; lavar o rosto; tomar banho; lavar as mãos; escovar os dentes; lavar roupas; cozinhar; costurar; telefonar; estudar; tomar banho; dormir...


Usar as mesmas sugestões da aula passada e trabalhar com garrafas e latinhas de refrigerante.

    • Brincadeira:
      Conversar sobre o refrigerante, a embalagem que é utilizada, o prazo de validade, a necessidade dos cuidados com a latinha de refrigerante antes de beber, pois pode estar suja e a sujeira prejudicar a saúde, então, antes de beber, as latinhas devem ser lavadas com água corrente, bucha e sabão. Conversar sobre os conservantes existentes no refrigerante, levar um exemplo para que todos experimentem e conversar que apesar de ter sabor agradável, não deve ser consumido em grande quantidade pois o suco de fruta natural é mais saudável.

      Cole rótulos de refrigerante.

LEITURA DE RÓTULOS

Brincadeira: Primo Juca
Todos sentados O professor inicia dizendo: ‘O meu primo Juca é ... alegre”. O aluno seguinte deverá dizer: O meu primo Juca é ... bonito. E assim por diante, sendo que cada aluno inventará uma qualidade para o primo Juca. Podem ser enumeradas qualidades para outras
pessoas, animais ou objetos. Exemplos: Minha mãe é..., meu pai é ...; meu cachorrinho é ...; minha professora é ...


Leve para sala de aula várias caixas de gelatina e uma gelatina pronta. Converse sobre a forma de escrita, a forma da embalagem (quadrado), os sabores existentes. Levante os sabores preferidos dos alunos. Ofereça a gelatina para que todos provem, escreva a palavra GELATINA num cartão, cole no alto de uma cartolina e cole alguns rótulos de gelatina no cartaz e entregue outros rótulos para que as crianças colem na apostila. Trabalhar as cores das gelatinas, cada rótulo colado pode ser pintado ao lado um pequeno quadrado com a cor da gelatina que foi colada.
Cole rótulos de gelatinas.

LEITURA DE RÓTULOS

Brincadeira: O professor escolhe um tema e inicia uma história. Cada aluno, por sua vez, deve continuá-la. Não importa muito a lógica dos fatos. A finalidade da brincadeira é a participação de todos e o desenvolvimento da criatividade e do humor. Exemplo: “Um dia fui passear numa floresta e encontrei”...

RÓTULOS
Leve vários rótulos de sabonetes para sala de aula, trabalhe o olfato ressaltando o cheiro bom e ruim. Converse sobre a higiene pessoal, a necessidade de banhos diários, escovação dos dentes, cuidado com os cabelos e unhas. Leve sabonete ralado num pote e converse sobre o bom perfume do sabonete, comparando ao aroma das flores, dos perfumes, etc. Entregue o sabonete ralado para que as crianças colem em uma flor desenhada na sua apostila.

Hum! Que perfume!
Cole o sabonete na flor


Cole rótulos de sabonete.

LEITURA DE RÓTULOS

Brincadeira: Os filhotes. Todos sentados em círculo, o professor recita um verso e os alunos devem completar...
Mamãe coelha vem pra cá
Traz seus (coelhinhos)
Pra brincar.

Substituir coelha por outros animais.
Cadela – cachorrinhos
Porca – leitões
Galinha – pintinhos
Égua – potrinhos
Vaca – bezeros
Macaca – miquinhos
Marreca- marrequinhos
Leoa – leõezinhos
Ovelha – carneirinhos
Cabra – cabritinhos ...
RÓTULOS
Leve rótulos de iogurte para sala de aula e converse sobre o alimento. O iogurte é feito de leite e outros ingredientes, é muito saboroso, porém, contém conservantes e tudo que possui conservantes deve ser ingerido em pouca quantidade. Se possível, leve um iogurte para cada criança, (ou peça que cada um traga o seu para a aula) entregue para que experimentem e comentem sobre o sabor.
Cole rótulos de iogurte e escreva quantos rótulos você colou.

LEITURA

Brincadeira: Pisa – pisa
Todos sentados num círculo, o professor escolhe dois alunos que deverão ficar em pé, no centro, e com os Olhos vendados tentar pisar em potinhos de iogurte que o professor colocará no meio do círculo com a boca virada para baixo. Os outros alunos poderão ajudar indicando verbalmente.

Conversar novamente sobre o iogurte, lembrando dos conservantes e apresentar o iogurte natural para as crianças, mostrar que não está escrito nenhum sabor, pois é feito somente de leite, conversar que o alimento produzido em casa é mais natural e mais saudável, propor para a confecção de uma receita de iogurte:
 Colocar em uma tigela o pote de iogurte (200 ml), 1 litro de leite fervido (espere esfriar um pouco, porém, não pode estar morno, deve estar quente mas não na temperatura de fervido), misture bem, deixe as crianças mexerem, tampe e coloque sobre uma mesa ou armário em que ficará em temperatura ambiente. Caso prefira, pode ser feito a noite e levar pronto para a aula o leite já coalhado. Escolha uma fruta e pique no liquidificador, com um pouco de açúcar, o coalho e uma gelatina dissolvida em um copo de água fervente. Bater por uns minutos e colocar na tigela para gelar na geladeira. Quando estiver pronto, servir para as crianças o iogurte natural, que apesar de possuir alguns conservantes é mais saudável do que o comprado em pequenos potes em que se concentra uma quantidade maior de conservantes.
Explorar como acontece a produção do açúcar, como são plantadas e colhidas as frutas, como o leite é retirado da vaca e embalado, etc.
Separar rótulos de açúcar, gravuras de frutas, rótulos de caixas de leite e colar na apostila.
Cole gravuras de frutas e rótulos de produtos usados para fazer o iogurte

LEITURA

Brincadeira: O professor inicia frases e os alunos completam com o termo adequado.
 Exemplos:
O leite é branco, o café é...
O morango é pequeno, a melancia é...
O dia é claro, a noite é...
O lápis escreve, a borracha ...
O cachorro anda, o pássaro...
A bola é redonda, o dado é...
O limão é verde, o tomate é...
O sorvete é gelado, a sopa é...
A pedra é pesada, o algodão é...
A terra é marrom, a grama é ...
RECEITA
Escrever uma receita de iogurte num cartão e colar na apostila. Explorar a diferença do texto da receita. Se seguirmos corretamente a receita o iogurte ficará bom, se não lermos corretamente e não seguirmos passo a passo as medidas pedidas, o iogurte poderá ficar sem açúcar, sem sabor. Para isso existe a receita que dá as medidas corretas.
Mostrar exemplos de livros de receitas.
Pedir de tarefa uma receita predileta da mamãe. No dia seguinte ler as receitas para as crianças e deixar que escolham uma para ser feita em sala de aula. Se possível elaborar um mini livro de receita para que todos levem para casa com as receitas de todas as crianças.

Cole a receita do iogurte caseiro que você fez na sala de aula.

LEITURA DE MARCAS

Brincadeira: Jogo de onomatopéias (expressão oral)
O professor conta uma história e, quando fala determinadas palavras, as crianças emitem o som correspondente.



O SÍTIO DA VOVÓ

A vovó vivia num sítio, mas achava tudo muito triste; não havia animais. Apenas o gorjeio dos passarinhos (piu, piu...) e também o barulho das águas do riacho (chuá, chuá...); as vezes se ouvia o vento nas árvores (s,s,s,...)
Tudo tão calmo, tão quieto...
Vovó resolveu comprar uma vaca, ela fazia: mu, mu, mu,...
Comprou um cãozinho: au, au,...
Comprou um cavalo: rim, rim...
Comprou galos e galinhas: corococó...
Comprou porquinhos: coim, coim, ...
Comprou perus: glu, glu, glu...
Comprou patos: quá, quá, quá...
Daí por diante a vovó viveu feliz em seu sítio e todos os dias ela podia ouvir o barulho alegre de sua bicharada (fazer todos os sons misturados).

RÓTULOS
Explicar para as crianças que os rótulos dos produtos possuem marcas diferentes. Providenciar vários rótulos de muitos produtos e pedir que as crianças procurem rótulos que possuem a marca NESTLÉ. Mostrar antes e colar o produto com a marca em lugar visível para que a criança tenha como referencial. Explorar a fábrica NESTLÉ, explicar os tipos de produtos que são feitos, explorar os produtos, se possível pedir para que as crianças tragam um produto Nestlé para sala de aula para que todos possam provar. Trabalhar doce e salgado, quente e frio, pequeno e grande, cores, composição dos produtos, trabalhar inclusive as papinhas de bebês. Mostrar que é um alimento específico para bebês, que as crianças maiores precisam de mais proteínas e vitaminas e precisam de mais alimentos do que somente o leite e papinhas.

Cole rótulos de produtos que possuem a marca NESTLÉ

DESENHO/ LEITURA

Brincadeira: Onomatopéias
Certa vez um homem entrou em um posto de gasolina, na beira de uma estrada e disse:
“Meu Senhor, posso usar o seu telefone? (som).
Você sabe? Eu estava dirigindo o meu automóvel (som), porque eu queria levar o meu querido bebê (som) a um passeio na cidade e mostrar a ele um avião (som), e uma moto (som). E um ônibus (som) e um carro de bombeiros (som).
Mas eu tive que frear o carro (som), porque um trem estava cruzando a estrada (som). Então, quando eu quis continuar, eu não pude fazer o carro funcionar (som). Por isso, eu vim correndo até aqui (som) e agora eu gostaria de usar o seu telefone(som) e chamar a oficina para consertar o carro (som).
NOME DO ALUNO
Trabalhar o nome de cada criança, as letras, o significado de cada nome, as características físicas de cada criança falando que cada um deverá desenhar o seu auto-retrato, entregar um espelho para que reparem bem nas características, a cor dos olhos, dos cabelos, da roupa, etc.


Escreva o seu nome e desenhe o seu retrato

PESQUISA - COLAGEM/LEITURA

Brincadeira: Jogo descritivo
O professor sugere a categoria e os alunos enumeram as particularidades:

Categorias/Particularidades:

Quarto cama, lençol...
Cozinha: panela, prato...
Sala:sofá, televisão
Banheiro: chuveiro, pia...
Jardim: lores, grama..
Material escolar: lápis, borracha...
Zoológico - leão, elefante..
Parque de diversão...

Trabalhar o nome de cada um mostrando a primeira letra de cada nome e relacionando o que mais começa com a mesma letra. Realizar colagem na apostila e trabalhos de Artes em que as crianças levem o nome colado em crachá para casa destacando a primeira letra. Todos os dias as crianças poderão sair com lembrancinhas em que as letras do nome são trabalhadas. Primeiro a primeira letra e sucessivamente relacionando a letra do nome da criança com objetos, animais, cidades, etc.
Exemplo: desenhar um pato, pintar e colar num palito juntamente com a letra “P” de Pato e de Pedro, no outro dia levar uma gravura de um elefante relacionando a letra “E” existente no nome Pedro e assim por diante.


Cole gravuras de objetos ou animais que comecem com a mesma do seu nome

LEITURA DE HORAS/DESENHO

Brincadeira: Gato dorminhoco
Os alunos ficam em pé sobre um círculo feito no chão.
Uma criança destacada fica deitada no centro, imitando um gato dormindo. As outras crianças se aproximam e tentam acordá-lo. Num determinado momento, o gato acorda e tenta pegar uma das crianças, que deverão fugir para fora do círculo.
Se conseguir pegar alguém, este será o próximo gato.

QUE HORAS SÃO?


Trabalhar o tempo de diferentes formas, com brincadeiras, com textos, com músicas, com histórias, etc.
Produzir um relógio juntamente com as crianças uma ampulheta, contar a história do relógio e sua evolução, depois construir um relógio de sol no pátio. (Colocar um pedaço de cabo de vassoura no chão e observar a sombra durante o dia, mostrando como eram marcadas as horas do dia antigamente). Confeccionar um relógio de pulso (de cartolina) para que as crianças levem para casa marcando a hora de ir embora.
No dia a dia as crianças cumprem horários sem, muitas vezes perceberem que estão realizando as atividades na hora certa. Este tema trabalha a rotina diária fazendo a criança perceber que podemos marcar hora pra tudo o que vamos fazer.


Hora de levantar.
Desenhe o que você faz logo depois que levanta:
Tomando leite; escovando os dentes

Trocando de roupa.

COLAGEM

Brincadeira: Jogo da bala:
Todos sentados em círculo, o professor escolhe alguns alunos coloca-os no centro com os olhos vendados. Em seguida, coloca uma bala no chão. A um sinal todos deverão sair engatinhando para tentar achar a bala. Quem conseguir pode chupá-la, para dificultar, a bala pode ser amarrada em uma linha e ser puxada por outro aluno, o importante é que todos participem; e se acontecer de algum aluno não conseguir pegar a brincadeira deve ser facilitada para que ele participe e ganhe uma bala.

Leve para sala de aula revistas ou panfletos de lojas de brinquedos, mostre os diferentes tipos de brinquedos, e leve a criança a perceber que os brinquedos podem ser diversificados e que os próprios alunos podem confecciona-los com diferentes materiais, providencie sucata e confeccione brinquedos com caixas de papelão, garrafas de sucata, latas, etc. Recortar gravuras de brinquedos e colar na apostila.

Hora de brincar.
Cole gravuras de brinquedos .

DESENHO

Hora de estudar!
Desenhe a sua escola, os alunos e a sua professora.

LEITURA DE RÓTULOS

Brincadeira: A conquista
Todos sentados em círculo se tornam galos e galinhas. O professor escolhe um galo e este terá que se dirigir a uma galinha da roda e começar a cacarejar e bater as asas tentando conquistá-la. Ela deverá permanecer séria. Se o galo conseguir fazê-la rir, esta passará ao centro e tentará conquistar um galo, cacarejando perto dele. .
Como variação, formar outros pares de animais: gatos e gatas, bois e vacas, macacos e macacas...

Retirar os rótulos dos alimentos que as crianças trouxeram para o lanche ou rótulos dos produtos usados na elaboração do lanche. Exemplo: Se a criança trouxe pão, providenciar rótulos de farinha de trigo, leite, margarina, etc. Conversar sobre a importância de trazer lanches sadios, como fruta, leite, suco natural,etc.
Hora de lanchar:
Colar rótulos dos alimentos que trouxe para o seu lanche.

DESENHO

Hora de ir para casa.
Desenhe o caminho da escola até a sua casa

DESENHO/ PESQUISA; COLAGEM

Hora de tomar banho.
Desenhar a hora do seu banho e colar o rótulo do seu sabonete.

DESENHO


Conversar sobre a hora de dormir, a importância do sono para saúde,, o uso de roupas adequadas (pijama limpo) para que a cama não fique com cheiro de roupa suja, a higiene antes de dormir, banho e escovação dos dentes, etc.




Hora de dormir

Desenhe o seu quarto, a sua cama e você dormindo.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CHEIO/VAZIO

Na areia: Providencie baldinhos de diferentes tamanhos, potes de iogurte de forma e tamanhos variados. O professor sugere para que todos encham os potes com areia depois questiona: quais estão cheios e quais estão vazios. Pedir para que façam uma fila dos baldes cheios, que os potes sejam esvaziados colocando a areia dos potes pequenos, nos grandes, etc. Sempre indagando a criança o que ela está fazendo quando manuseia qualquer material, para que ela verbalize suas hipóteses e crie novas.


Brincadeira: Cheio de energia
Todos sentados em círculo. Um aluno é retirado. Enquanto isso, o professor escolhe uma criança que será aquela que recebeu um choque e estará cheia de energia passando energia para todos quando for tocada. Quando o aluno que estava fora retornar, ele deverá passar à frente dos colegas, colocando a mão na cabeça de todos, um de cada vez. Ao tocar na criança cheia de energia todos dão um grito, sacudindo o corpo (simulando um choque). O jogo continua trocando as crianças até que todos participem.

Desenvolver a atividade de cheio e vazio com várias brincadeiras: copo cheio com água, alguém bebe e o copo fica vazio. Uma bexiga cheia de ar e depois vazia. Uma panela cheia de pipoca e depois vazia. Uma caixa grande cheia de crianças e depois vazia. Brincar de encher potes de iogurte com papel picado, palitos ou outro material, competindo entre as crianças quem enche primeiro depois quem esvazia primeiro...
NO CADERNO, OU APOSTILA PODE SER FEITO A DOBRADURA DE UM COPO DE PAPEL E ENCHÊ-LO DE PAPEL PICADO

MAIOR/ MENOR- COLAGEM - FORMAS GEOMÉTRICAS

COLE PALITOS NO QUADRADO MAIOR

  • Encha de palitos o quadrado maior.

CLARO E ESCURO

Desenvolver várias atividades de claro e escuro. Apagar as luzes e acender, deixar bem explicado que a falta de luz não significa o surgimento de monstros, ou seja, promover uma desconcentração no escuro para que as crianças que possuem medo do escuro possam falar sobre eles. Ir para uma sala que possa ser fechada e apagar a luz e acender uma vela, explicando sobre o claro de uma luzinha. Acender uma lanterna, mas primeiro acender a luz da sala e explicar sobre a luz natural (sol) que além de trazer claridade, também produz energia, calor, e que não haveria vida na terra sem a existência do sol. Explicar que o sol é uma estrela que parece ser maior do que as outras porque está mais próxima da Terra, etc.
Relembrar o conteúdo de DIA e NOITE. O que podemos ver no céu durante o dia e a noite e reproduzir por desenhos.
dinâmica:
Cantar: chorar alto, gritar alto, rir alto, chorar baixo, gritar baixo, etc... , deitar rápido
(todos devem se deitar, inclusive o professor), subir rápido (colocar cadeiras para que as crianças subam ou se posicionar frente a alguns degraus para que subam e desçam), pegar rápido (coloque vários objetos no chão e um pote de plástico para cada criança para que peguem o máximo possível), correr rápido (movimentos de correr sem sair do lugar), tirar sapato (todos devem tirar o sapato, se for sandália, cantar tiro a sandália), tirar a meia, colocar o sapato, colocar a meia, me arrastar (todos deitados no chão devem se arrastar enquanto cantam), engatinhar (todos devem engatinhar), rolar rápido (deitados no chão, todos devem rolar o corpo para direita e para esquerda)...

ATIVIDADE
Feche os olhos e desenhe.

CLARO E ESCURO

Desenhe o que você vê no céu durante a noite

CLARO E ESCURO


Desenhe o que você vê no céu durante o dia.

PINTURA -PERCEPÇÃO: QUENTE/FRIO

PINTE SOMENTE O QUE É QUENTE

PINTURA -PERCEPÇÃO: QUENTE/FRIO

Aproveite este tema para trabalhar as estações do ano ressaltando verão e inverno.
Brincadeira: Preparar um circuito: cadeira uma do lado da outra, túnel de caixas de papelão, uma mesa, um copo com água, papel giz de cera sobre outra mesa, colchonete, etc. (Crie o circuito que for possível e varie as atividades). Proponha aos alunos como devem cumprir o circuito, um de cada vez (com tempo cronometrado) ou um após o outro deve passar por entre as cadeiras circulando pela direita e pela esquerda, passar pelo túnel de papelão, dar uma volta na mesa, tomar o copo com água sem deixar nada, desenhar uma flor com o papel e o lápis e terminar saltando sobre um colchonete.

Levar para sala de aula um suco gelado e um chá quente e dar para que todos provem, fazer um mingau de maisena com água e anilina, quando estiver morno entregar para que as crianças pintem na apostila.


Pinte livremente com mingau de maisena quente.

DESENHO

Brincadeira: Andar
Andar livremente até chegar a um lugar determinado pelo professor, andar rapidamente, andar sobre uma linha feita pelo professor, andar sobre linhas curvas, andar em volta de pneus, bambolês e caixas, andar com perna abertas, andar com pernas presas com uma faixa feita de jornal, andar descalço em piso molhado, andar descalço na areia quente, andar equilibrando saquinhos de areia na cabeça, no ombro, nos braços, etc, andar equilibrando uma almofada na cabeça, etc.

Fazer a dobradura da casquinha do sorvete e colar na apostila ressaltando mais uma vez o quente e o gelado.

PINTURA

USE TINTA GUACHE SOBRE O PAPEL, DEPOIS SOPRE COM FORÇA ATRAVÉS DE UM CANUDO DE REFRIGERANTE E FAÇA UM DESENHO COMO ESTE, MAIS UMA OBRA DE ARTE PARA SUA COLEÇÃO

PINTURA




MOLHE SEUS DEDINHOS NA AQUARELA DE DIVERSAS CORES E FAÇA SUA OBRA DE ARTE.

COLAGEM

PEGUE VÁRIAS FOLHAS DE PAPEL COLORIDO, RASQUE E COLE-AS NO QUADRO

PESQUISA - COLAGEM FORMAS GEOMÉTRICAS

OBSERVE, EM UM PASSEIO COM UM ADULTO, AS FOLHAS DAS PLANTAS, RECOLHA ALGUMAS E DEPOIS COLE AS FOLHAS QUE VOCÊ RECOLHEU DENTRO DO QUADRADO

DESENHO

FAÇA CHOVER MAIS, DESENHANDO TODAS AS GOTINHAS

PINTURA - CLASSIFICAÇÃO - SELEÇÃO





PINTE SOMENTE AS FLORES

COLAGEM

FAÇA UM PASSEIO COM UM ADULTO E REPARE NAS ÁRVORES, OBSERVE QUE ALGUMAS TEM FRUTOS E OUTRAS NÃO.
NO NOSSO DESENHO VAMOS USAR MACARRÃO PARA IMITAR OS FRUTOS, ENTÃO COLE MACARRÃO NA ÁRVORE IMITANDO OS FRUTOS

COLAGEM

PEÇA A UM ADULTO PARA FAZER UM PASSEIO COM VOCÊ, OBSERVE AS FLORES QUE ENCONTRAR PELO CAMINHO, RECOLHA AS PÉTALAS QUE CONSEGUIR E DEPOIS COLE AS PÉTALAS DAS FLORES QUE VOCÊ RECOLHEU SEPARANDO POR CORES, CADA COR EM UM QUADRADINHO DIFERENTE

FORMAS GEOMETRICAS - COLAGEM - DENTRO E FORA

COLE FLORES DENTRO DO TRIÂNGULO

DOBRADURA

COM UM PEDAÇO DE PAPEL E A AJUDA DA PROFESSORA FAÇA O SEU CHAPÉU DE SOLDADO

RECORTE

RECORTE, COM A TESOURA SEM PONTA, NAS LINHAS MAIS CLARAS

PROJETO CIÊNCIAS

JUSTIFICATIVA: Ciências é uma disciplina com conteúdos atraentes para alunos do ensino fundamental, porém se for transmitido apenas por meio de livros e aula expositiva contemplando exercícios e avaliações o conteúdo se torna desinteressante tanto para o professor como para o aluno. Pesquisas, experiências e descobertas são atrativos para retenção dos conteúdos do ano letivo

OBJETIVO:
. Motivação para os conteúdos as serem transmitidos;
. incentivo a pesquisa;
. incentivo as experiências;
. descobertas de conhecimento cientifico,..

PROCEDIMENTOS:
Os textos contidos no projeto descritos em todas as postagens com os marcadores: "PROJETO CIêNCIAS" são instrumentos auxiliadores para leitura, e início à pesquisa sobre o assunto estudado. Ampliar e variar os meios para a aquisição dos conteúdos fica por conta do dia-a-dia no decorrer do projeto, podendo usar pesquisa em livros, Internet, jogos interativos, jogos online, filmes, excursões, etc.

Não há um tempo estabelecido para cada conteúdo, o importante é explorar intensamente cada elemento da natureza pesquisado com o cuidado para não se tornar entediante.

ENCERRAMENTO DO PROJETO
O professor, junto com os alunos deve escolher a melhor maneira de encerrar o projeto desenvolvido durante o ano letivo, porém, como autora do projeto acredito que o melhor instrumento para terminar um conteúdo de ciência é uma feira de ciências em que os alunos são orientados a explicar o que aprenderam aos visitantes da feira, demonstrando exemplos dos elementos que fizeram parte do processo ensino-aprendizagem. Todo conteúdo apresentado no projeto ciências pode ser dividido nos primeiros anos do ensino fundamental ou até mesmo ser ampliado e continuar nos anos posteriores. Caso o professor escolha o conteúdo das plantas para segundo ano, no final do ano faz-se a feira somente sobre as plantas. o conteúdo sobre os animais pode ser dividido em vários anos, ou ser contemplado em um só ano.

AVALIAÇÃO. A avaliação deve ser feita de maneira contínua durante o desenvolvimento do projeto, observando o interesse e envolvimento do aluno com o conteúdo estudado.

SUSY

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

AS PLANTAS E OS ANIMAIS SÃO SERES VIVOS

OS SERES VIVOS


Vamos recortar e colar gravuras de seres vivos e colar no espaço abaixo:


Vamos escrever os nomes dos seres vivos que colamos:

1 - Vamos preencher os espaços corretamente.

a)As plantas e os animais são seres vivos. Eles nascem, ___________________, podem se reproduzir, envelhecem e ____________________.


2 - Observe AS PALAVRAS abaixo.

a)Vamos colocar (V) no que for vivo e (M) no que não tiver vida.


Galo


Grama

Homem


Pedra

Girassol


Areia

Mesa


Trigo

Formiga


Minhoca

CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

Você sabe como diferenciar um ser vivo de um ser morto?
Aparentemente parece ser fácil identificar um ser vivo: achamos que quando algo se mexe é vivo e o que está parado é morto. Mas isso não é verdade, vamos dar exemplos que comprovem: a bananeira, o coral, as árvores entre outras plantas, não apresentam movimentos próprios, embora estejam vivos. Portanto, para identificar um ser vivo precisamos conhecer outras características. São elas:
Respiração
Reprodução -
Ciclo Vital: nascimento,crescimento,reprodução,envelhecimento e morte

Organização celular: Os seres vivos são formados por células.


1) O que é a célula?


As células são unidades vivas, normalmente de dimensões tão reduzidas que só podem ser observadas ao microscópio.
As células se reúnem para formar os tecidos e estes se unem para formarem os órgãos.
Todos os seres vivos, animais e vegetais, são formados por células.


2) Divisão básica das células

Embora as células variem de organismo para organismo, elas se dividem basicamente em três partes:

MEMBRANA CELULAR, NÚCLEO E CITOPLASMA



3) Funções das partes da célula

A membrana é responsável pela proteção da célula, dando-lhe forma. Também é responsável pela comunicação com outras células, permitindo a passagem de substâncias provenientes do citoplasma.

Dentro do citoplasma da célula estão imersos diversos organóides que vão ser responsáveis pelas principais funções das células.

O núcleo contém todo o material genético responsável pelo comando de toda a célula. É o comandante de todas as funções realizadas no citoplasma e na membrana. No núcleo vamos encontrar os cromossomos, e dentro desses cromossomos os genes. Uma só célula tem a informação genética, que é o DNA (mapa genético) de todo um organismo.
4) Composição da Célula

Todos os componentes das células são formados por simples substâncias que se agrupam para formá-los. Essas substâncias podem ser proteínas (aminoácidos), lipídios (gorduras), água, oxigênio, sacarídeos (açucares), etc.



5) Existem algumas diferenças básicas entre as células vegetais e as animais

Células vegetais: autótrofas (sintetizam seu próprio alimento), realizam fotossíntese, tem clorofila, tem parede celular, etc.

Células animais: heterótrofas (não sintetizam seu próprio alimento), mas produzem proteínas que seu material genético permite.

PLANTAS

Procure no dicionário o significado de:
Relva:_______________________________________



Ervas:_____________________________________



Quais os tipos de plantas que você conhece?



PARA PENSAR E RESPONDER

Qual a cor da maioria das plantas?




Quais os lugares que encontramos plantas no nosso Planeta?



Você tem plantas em sua casa?


- Vamos recortar e colar gravuras de algumas espécies de árvores:

LUZ, ÁGUA E AR

Todas as plantas precisam de água, luz e ar para viverem. Elas retiram a água e os sais minerais da terra.
A luz que as plantas precisam é a do sol, pois ela produz energia e gera vida.
As plantas precisam do ar para viver, elas respiram como nós, ou seja, utilizam oxigênio e desprendem gás carbônico, dia e noite. Mas durante o dia elas também respiram o gás carbônico e soltam o oxigênio.
O nosso ar é poluído pela fumaça que os carros e as indústrias soltam, por isso precisa ser purificado para que possamos respirar um ar puro e não sermos prejudicados na nossa saúde. O trabalho de purificação é feito pelas plantas, pois elas respiram, durante o dia, o gás carbônico e liberam o oxigênio que é o ar que precisamos para nossa respiração.
Enquanto as fábricas, os carros, as indústrias poluem o ar, as plantas o purificam. Mas os homens cortaram e continuam cortando muitas árvores para produção de móveis, papel e outros objetos, mas não replantam a mesma quantidade que cortam.
O corte de muitas árvores tem prejudicado a nossa atmosfera terrestre. O que você acha que é possivel fazer para ajudar o nosso planeta?

CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS

As plantas nascem e crescem em diferentes lugares sobre a face da Terra.
Existem plantas terrestres, aéreas e aquáticas.
As plantas aéreas vivem sobre o tronco de outras plantas, as plantas terrestres vivem no solo e as aquáticas vivem nas águas dos rios, lagos e mares.
Temos como exemplo:
das plantas terrestres: a grama, a laranjeira, a mangueira, a roseira, etc.
das plantas aéreas: a orquídea, a samambaia, etc.
das plantas aquáticas: a vitória-régia e outras.
Existem também plantas que não possuem flores, sementes, nem frutos; outras que só produzem flores e sementes; mas a maioria das plantas possui flores, sementes e frutos.
Vamos conhecer cada uma?
Temos como exemplo:
das plantas sem flores, sementes e frutos: samambaia, avenca.

das plantas com flores e sementes: pinheiro, palmeira.

das plantas com flores, sementes e frutos: laranjeira, maracujazeiro, milho, goiabeira, etc.

Vamos escrever uma música que fale das plantas:


AS PARTES DAS PLANTAS

Procure descobrir quais são as partes de uma planta e escreva-as:



Recorte e cole gravuras das diferentes partes de uma planta:

RAÍZ




Todas as plantas têm raízes.
Existem várias formas de raiz: fina, grossa, mole, dura, pequena, grande, etc.
Todas as raízes são muito importantes para as plantas, assim como a nossa boca é importante para o nosso corpo, pois a raiz retira o alimento do solo e do subsolo para o sustento da planta.
No solo existe sais minerais e água da chuva que cai no solo, e que é usada como alimento para as plantas.
Existem raízes que podemos comer e são saudáveis ao nosso organismo, porque além das raízes retirarem os sais do solo, elas acumulam reservas alimentares.

Recorte e cole gravuras de raízes:Recorte e cole gravuras de raízes que podemos comer, como a cenoura, a mandioca, a beterraba, o rabanete, a batata doce, etc.