Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DONA LICINHA


A senhora não me conhece. Faz tanto tempo e me lembro de detalhes do seu jeito, sua voz, seu penteado e roupas... A senhora ensinava na 3a série B e eu era aluna da 3ª série C no Grupo Escolar do Tatuapé... Passava no corredor fazendo figa para mudar de classe, pra minha professora viajar e nunca mais voltar, pra diretora implicar e me mandar pra 3a B... Nunca tive tanta inveja na minha vida como tive das crianças da série B...

Lembro que na sua sala se ouviam risadas quase o tempo todo. Maior gostosura! De vez em quando, um enorme silêncio quebrado por uma voz suave...era hora de contar histórias. Suspirando, eu grudava na janela e escutava o que podia... Também muitos piques e hurras, brincadeiras correndo solto. Esconde-esconde, telefone sem fio, campeonato de Geografia. Tanto fazia a aprontação inventada. Importava era sentir a redonda contenteza dos alunos.

A sua sala era colorida com desenhos das crianças, um painel com recortes de revistas e jornais, figurinhas bailando em fios pendurados, mapas e fotos... Uma lindeza rodopiante mudada toda semana! Vi pela janela seus alunos fantasiados, pintados, emperucados, representando cenas da História do Brasil! Maior maravilhamento! Demorei, entendi. Quem nunca entendeu foi a minha professora... Seu segredo era ensinar brincando. Na descoberta! Na contenteza!

Nunca ouvi berros, um "Cala boca", "Aqui quem manda sou eu" e outras mansidões que a minha professora dizia sem cansar. Não escutei ameaças de provas de sopetão, castigos, dobro da lição de casa, chamar a diretora, com que a minha professora me aterrorizava o tempo todo...

Dona Licinha, eu quis tanto ser sua aluna quando fiz a 3a série. Não fui... Hoje, tanto tempo depois, sou professora. Também duma 3a série. Agora sou sua colega... Só não esqueço que queria estar na sua classe, seguir suas aulas risonhas, sem cobranças, sem chateações, sem forçar barras, sem fazer engolir o desinteressante. Numa sala colorida, iluminada, bailante. Também quero ser uma professora assim. Do seu jeito abraçante.

Hoje, vi uma garotinha me espiando pela janela. Arrepiei. Senti que estava chegando num jeito legal de estar numa sala de aula... Por isso resolvi escrever para a senhora. Vontadona engolida por décadas. Tinha que dizer que continuo querendo muito ser aluna da Dona Licinha. Agora, aluna de como ser professora. Fazendo meus alunos viverem surpresas inventivas.

Um abraço apertado,

cheinho de gostosuras, da

Ciça
Conto de fanny Abramovich
Pùblicado na revista Nova Escola

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto S-O-L-E-T-R-A-R





JUSTIFICATIVA
Escrever faz parte da vida de todos nós seres humanos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.
É dever da escola ensinar e direito dos alunos aprenderem todas essas regras para estarem preparados para viver nesta sociedade tão diversificada. Para isso são necessárias atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Foi pensando nisto que a professora de Língua Portuguesa da escola preparou uma Gincana de Soletração de palavras, onde serão trabalhadas todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito instigante para os alunos.


OBJETIVO GERAL
- Ampliar o vocabulário através de uma competição saudável.

OBJETIVO ESPECÍFICO
- Escrever de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente.
- Aumentar o vocabulário.
- Despertar o incentivo pela escrita correta.
- Respeitar as falas regionais.
- Compreender o significado das palavras e sua morfologia.
- Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras.


METODOLOGIA
A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, a leitura, a semântica, a etimologia, etc.; e é através, principalmente da leitura, que aprimoramos a nossa memória visual.
Há uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumia em “decoreba”. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É claro que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente, então através de estudo de palavras nossos alunos se motivarão a escrever corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo para melhor exercer seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa.
REGULAMENTO
- A gincana Soletração será uma competição entre os estudantes da Primeira Série do Ensino Médio da EE Deputado Hugo Lacorte Vitale.
- As inscrições serão dentro de cada sala com O professor de Língua Portuguesa.
- Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola.
- A seleção será dentro das salas com a competição, regida pelo professor.
- A 1ª fase será na sala onde os dois melhores colocados serão selecionados para próxima fase.
- A 2ª fase será na quadra da escola com os dois melhores de cada sala por eliminação ficarão apenas dois alunos para a grande final.

Premiação:
1º lugar:
2º lugar:
3º lugar:


CRONOGRAMA
Divulgação: 16/05/2011
1ª fase: 22/06/11
2ª fase: 03/08/11

RECURSOS HUMANOS
- Professores
- Coordenadores Pedagógicos
- Alunos

RECURSOS MATERIAIS
- Dicionário
- Banco de palavras
- Máquina Fotográfica
- Som
- Microfone

AVALIAÇÃO

Com a análise dos resultados obtidos, através de relatório.