Total de visualizações de página

sábado, 8 de outubro de 2011

ROTINA sala de primeiro ano 2010 - 04




A PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS NA ESCOLA TEM O OBJETIVO PRINCIPAL DE CONHECIMENTO DOS PAIS NO QUE DIZ RESPEITO AO PROFESSOR E SUA FORMA DE TRABALHO ASSIM COMO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO A FAMÍLIA DAS CRIANÇAS , E, NUNCA É CONSIDERADO DEMAIS, QUANDO O PROFESSOR APRESENTA UMA LEITURA PARA REFLEXÃO.

TEXTO PARA LEITURA AOS PAIS.

AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM

Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar.
Se convivem com a hostilidade, aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pa cientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é
respeito.
Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si
mesmas e naqueles que as cercam.
Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que
o mundo é um bom lugar para se viver.
Dorothy Law Nolt

créditos da imagem:

ROTINA sala de primeiro ano 2010 - 03

Apresentação de um texto.

Identidade

Às vezes nem eu mesmo

sei quem sou.

Às vezes sou

“o meu queridinho”.

Às vezes sou

moleque malcriado.

Para mim

tem vezes que eu sou rei,

herói voador,

caubói lutador,

jogador campeão.

Às vezes sou pulga,

sou mosca também, que voa e se esconde

de medo e vergonha.

Às vezes

eu sou Hércules,

Sansão vencedor,

peito de aço,

goleador.

Mas que importa

O que pensam de mim?

Eu sou eu,

sou assim,

sou menino.

(Pedro Bandeira. Transcrito de Cavalgando o arco-íris. São Paulo, Moderna, 1985)

LER VÁRIAS VEZES COM OS ALUNOS MOSTRANDO DETALHADAMENTE COM DEDO OU NUM CARTAZ MOSTRANDO COM UMA RÉGUA ONDE LOCALIZA-SE CADA PALAVRA.

CONVERSAR SOBRE O CONTEÚDO DA POESIA.

PEDIR PARA QUE TENTEM LER EM CASA COM AJUDA DOS PAIS.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:


  1. SUGERIR UM DESENHO PARA ILUSTRAR PARTE DA POESIA.
  2. PENSE EM ALGUNS SENTIMENTOS QUE A POESIA DESCREVE E FAÇA UM DESENHO DE UMA PESSOA COM MEDO.
  3. PARA VOCÊ QUE COR REPRESENTA O MEDO? DESENHE UM QUADRADO E PINTE DENTRO DA COR ESCOLHIDA.
  4. DESENHE UMA PESSOA QUE SINTA UM REI.
  5. PESQUISE E TRAGA UMA FOTO DE QUEM ESCREVEU ESSE TEXTO.

ROTINA sala de primeiro ano 2010 - 02


Num segundo momento é necessário conhecer melhor a clientela no que diz respeito ao conhecimento. Como se trata de uma sala de primeiro ano é necessário conhecer o nível em hipóteses de leitura e escrita em cada aluno s encontra, ou seja, um diagnóstico segundo a teoria de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky e avaliar os alunos que se encontram em fase pré-silábica, silábica com valor, silábico sem valor, silábico alfabético e alfabético
sugestão de palavras para o diagnóstico, palavras do mesmo campo semântico composto de uma palavra polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba, uma monossilaba e uma frase:
rinoceronte
camelo
bode
A rã pulou no lago.

Os alunos devem ser avaliados individualmente tanto na escrita como na leitura.

ROTINA sala de primeiro ano 2010 - 01


As crianças chegam na escola sem conhecer absolutamente nada do novo ambiente que passará parte do seu dia. A apresentação de todos os ambientes, funcionários, professores, regras, e atividades que serão desenvolvidas é de fundamental importância para que a criança se sinta segura e livre para atuar como cidadão consciente de onde está e o que está fazendo ali e naquele momento.
  1. PASSEIO PELAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA APRESENTANDO AS DIFERENTES AÉREAS E PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS;
  2. LEITURA DE UMA HISTÓRIA;
  3. APRESENTAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS E PROFESSORES;
  4. CONFECÇÃO DE CRACHÁS;
  5. DESENHO DA HISTÓRIA LIDA;
  6. ENTREGA DA LISTA DE MATERIAL NECESSÁRIO E ESCLARECIMENTO EM QUE O MATERIAL SERÁ USADO;
  7. ABERTURA DOS CADERNOS COM DESENHOS E NOMES DAS MATÉRIAS.
Acontecimentos do dia (22/09/2010)
-"Professora pra que serve esse negócio verde na frente da sala?" (Ruan Carlos- 6 anos)
O aluno pergunta sobre a lousa e recebe explicação e experimenta pessoalmente como funciona.
-"Porque gente não pode só brincar?"
- " Que horas a gente vai comer?"
- " A gente vai dormir aqui?"


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SUGESTÕES DE DINÂMICAS /ATIVIDADES PARA DINAMIZAR A LEITURA


  1. LEITURA SILENCIOSA;
  2. LEITURA COLETIVA ALTERNANDO OS LEITORES;
  3. RECONTO DE HISTÓRIAS;
  4. RECONTO DA PARTE QUE MAIS GOSTOU;
  5. RELATO SOBRE O PRINCIPAL PERSONAGEM DA HISTÓRIA;
  6. USO DE FANTOCHES;
  7. REESCRITA DA PARTE ESCOLHIDA;
  8. REESCRITA DO TEXTO LIDO;
  9. DESENHO SOBRE A PARTE QUE MAIS GOSTOU DA HISTÓRIA QUE LEU;
  10. DECLAMAÇÃO DE POEMA;
  11. RECORTE DE REVISTA E MONTAGEM SOBRE O LIVRO QUE LEU;
  12. ESTUDO DE TEXTO INFORMATIVOS ;
  13. DISCUSSÃO E LEITURA DE NOTICIAS ATUAIS;
  14. RECONSTRUÇÃO DO LIVRO LIDO;
  15. PRODUZIR UM NOVO FINAL DA HISTÓRIA QUE LEU;
  16. INDICAÇÃO LITERÁRIA PARA OS COLEGAS;
  17. ANÁLISE DE PROPAGANDAS;
  18. PRODUZIR PROPAGANDAS ESCRITAS;
  19. PRODUZIR PROPAGANDAS ORALMENTE;
  20. LEITURA E ANÁLISE DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS;
  21. LEITURA DE GRAVURAS E RÓTULOS;
  22. PRODUÇÃO DE TEXTO-PARÁGRAFO COM BASE EM GRÁFICOS;
  23. PRODUÇÃO DE CHARGE;
  24. ANÁLISE DE JORNAL.