Total de visualizações de página

sábado, 15 de fevereiro de 2014

PROJETO- COPA DO MUNDO 2014

DURAÇÃO: Período em que estiverem acontecendo os jogos da COPA

OBJETIVO:  Sintonizar os alunos com os acontecimentos da COPA. Despertar o espírito esportivo com suas vitórias e frustrações.

CONTEÚDO:

  1. O futebol, como agente de união e socialização entre os povos num momento em que disputam um título mundial;
  2. O futebol em si, com suas regras, tempos, etc.
  3. Localização do acontecimentos dos jogos (cidades e suas histórias, geografias, população, costumes, alimentação, etc.)
  4. Poesias e músicas relativas ao Brasil e aos jogos;
  5. Hino nacional: música, letra e história;
  6. História de outras copas e dos países que participarão da COPA NO BRASIL;
ESTRATÉGIAS:
Tabela contendo os grupos, dias e horários em que acontecerão os jogos: montar painel
Nomear/pesquisar países, jogadores, times de origem de cada jogador brasileiro, materiais esportivos utilizados no futebol, etc.
Confecção de gráficos de acompanhamento e dos gols, jogadores que se destacam nas partidas.
Pesquisa: jogadores que marcaram a história do futebol brasileiro.
Linha do tempo contendo as vezes em que o BRASIL ganhou a COPA.
 PAINÉIS, MURAIS, CARTAZES, CONVERSAS INFORMAIS, ESTIMATIVAS, PROBABILIDADES, PROBLEMATIZAÇÕES...
Pesquisas em jornais, revistas, internet, rádio, televisão...
Relatório dos acontecimentos em cada jogo assistido..., etc

AVALIAÇÃO: 
  1. Perceber que esse acontecimento COPA, entre outros fatos envolve o MUNDO TODO.
  2. Conhecer/Reconhecer e respeitar as diferenças culturais - pluralidade cultural
  3. Lidar com sentimentos de vitória e derrota;
  4. Registro das atividades dadas;
  5. Envolvimento dos alunos e participação dos mesmos
http://www.portalbrasil.net/regras_do_futebol.htm

http://www.blogdovetorizar.com/2013/12/tabela-da-copa-do-mundo-de-2014-em-vetor.html



Peça teatral: LIXÃO - 1º ANO


PRIMEIRO ATO.

1. Professor ou um aluno:

- No início era tudo tão perfeito!
O ar, era puro!
As águas lugar de habitação de grandes e pequenos animais;
As plantas, segundo as suas espécies, fornecendo ar, alimentos, sombra...
As aves e animais, cada um no seu habitat, em perfeita ordem, então.....
Começamos a criar as casas, pra isso as ferramentas, as cidades, os transportes, as pontes, ferrovias, navios, muuuuuuuuita coisa!
Conseguimos mudar o meio ambiente!
Poluir os rios!
Matar os peixes!
e......
Criar, com tudo isso, muuuuuuuuuito lixo!:
Alimentos com embalagens de longa vida. O leite não estraga tão fácil, mas... quando usamos a caixa do leite jogamos no ? ________ (esperar a resposta do público)
A lata de molho de tomate, a garrafa de refrigerante, o pote de danone, a caixa do sapato..... é muuuuuuuuuito _______!(esperar a resposta do público) -LIXO-
Bem eu trouxe aqui uma turma que está pronta pra ajudar a começar resolver tantos problemas criados, e vão nos ensinar a lidar um pouco com esses problemas:

2. Música: marcha de exército para entrada da turma.

3. Paródia de marchinha de carnaval "ei você aí"
Ei, você aí! Quer me ajudar, nosso planeta transformar?
Ei você ai! Quer me ajudar, nosso planeta trasnformar?
Então vou te ensinar onde o lixo você deve jogar
vou te ensinar onde o lixo você deve jogar
No chão.... NÃO!
Na rua .... NÃO!
Nos rios.... NÃO!
Tudo tem o seu lugar!:
LIXO!

 SEGUNDO ATO:
1. A turma posicionada no palco.

2. Entra uma criança, vestida com roupa imitando muito lixo com vários "lixos" num saco para jogar no palco( A roupa pode ser feita de TNT com caixinhas e saquinhos de lixo colados), dizendo:

 - EU POSSO! KKKKK
- EU JOGO LIXO NO CHÃO!    KKKK
- EU JOGO NO RIO!    KKKKKK
- EU JOGO LIXO NA RUA!    KKKKK
- EU JOGO LIXO DA JANELA DO ÔNIBUS E DO CARRO!    KKKKK

3. A turma responde:
- SAI LIXÃO!
- SAI LIXÃO!

4 Conforme a turma vai gritando o personagem LIXÃO vai ficando fraco e vai caindo no chão.

5 Música: de acordo com o tema:  ou versos!

" Jogue lixo no lixo, não jogue nada no chão
Você está aqui pra aprender, então preste atenção!
Somos jóias raras, libertando a Criação
Nosso Planeta é tão lindo não faça dele um lixão!

6. O lixão diz:
- NÃO FAÇAM ISSO, POIS NÃO TENHO MAIS FORÇA

7. A turma continua gritando:
- SAI LIXÃO!
- SAI LIXÃO!

8 - O lixão vai siando bem fraquinho e quase sem forças.

9. Professor, ou um aluno:
Puxa! Até que enfim estamos começando a resolver esse problema, acabando com o LIXÃO!
Precisamos aprender a separar o lixo nos lugares certos também para serem reciclados, reaproveitados e reduzidos.

10. No palco deve ter lixeiras ( que podem ser feitas de caixas de papelão pintadas de acordo com símbolos da reciclagem)

Professor:
- Na caixa com símbolo vermelho eu vou jogar?

10. Turma responde:
- PLÁSTICO!
11. Três a quatro crianças pegam o lixo do chão (que o lixão jogou pelo chão) e jogam no lugar certo.

12. Professor ou um aluno pergunta:
- Na caixa com símbolo azul, eu vou jogar?
13.Três a quatro crianças pegam o lixo do chão (que o lixão jogou pelo chão) e jogam no lugar certo.

14. A turma responde:
- PAPEL!
15. Três a quatro crianças pegam o lixo do chão (que o lixão jogou pelo chão) e jogam no lugar certo.
                                                   
16. Professor ou um aluno pergunta:
- Na caixa com símbolo verde, eu vou jogar?
13.Três a quatro crianças pegam o lixo do chão (que o lixão jogou pelo chão) e jogam no lugar certo.

14. A turma responde:
- VIDRO!
15. Três a quatro crianças pegam o lixo do chão (que o lixão jogou pelo chão) e jogam no lugar certo.
                                                   
16. Professor ou um aluno pergunta:
- Na caixa com símbolo AMARELO, eu vou jogar?
17.Três a quatro crianças pegam o lixo do chão (que o lixão jogou pelo chão) e jogam no lugar certo.

18. A turma responde:
- METAL!
19. Três a quatro crianças pegam o lixo do chão (que o lixão jogou pelo chão) e jogam no lugar certo.
   
20. MÚSICA OU VERSOS:

" R" DE RECICLAR
"R" DE REDUZIR
"R" DE REAPROVEITAR
E "R" DE RESTAURAR

NÃO SE ESQUEÇA DESSES QUATRO "ÉRRES"
POIS SÓ ASSIM SÓ VAI CONSTRUIR
UM NOVO MUNDO PARA HABITAR

21. Professor ou um aluno:
- Bem... acho que já aprendemos um pouquinho. Mas tem outra coisa que deixa essa turma muito furiosa: Eles vão deixar aqui um protesto com a morte  dos animais e das plantas.

Música e ou cartazes de protesto.